banner
Prefeitura Municipal de Benedito Novo

Informativo: Prefeitura de Benedito Novo – 09/10/2019

Com o apoio de deputados em Brasília, Benedito Novo adquire novas máquinas agrícolas

Informativo: Prefeitura de Benedito Novo – 09/10/2019 1Os setores de meio ambiente e agricultura agora podem contar com a potência do novo maquinário adquirido pela prefeitura. Os novos tratores modelos LS Plus 90 e Valtra A 950 e a retroescavadeira que deve chegar ao município nos próximos dias, foram comprados com recursos de emenda parlamentar em parceria com o município.

Segundo o secretário da pasta, Marlo Neumann, as novas máquinas oferecem diversos benefícios ao desenvolvimento dos trabalhos na agricultura.

“A nossa frota estava defasada e tínhamos muito custo com manutenção. Com os novos tratores podemos atender melhor às propriedades rurais e ainda economizar na manutenção a longo prazo”, relata Neumann.

Informativo: Prefeitura de Benedito Novo – 09/10/2019 2Atualmente os tratores já estão sendo utilizados na preparação do solo para o plantio de milho e outras culturas da cidade. O vice-prefeito, Dário Tonolli, fez parte da negociação de recursos para a compra das máquinas. Segundo ele, a necessidade da troca dos veículos foi detectada nos últimos 3 anos. “Nossas máquinas são dos anos 98 e 2008 consumiam muito combustível e então fomos até os deputados em Brasília para buscar apoio financeiro para renovar o maquinário”, declara o vice.

De acordo com o vice-prefeito, foram os deputados Décio Lima, Peninha e César Souza, os responsáveis pela liberação dos recursos. O vice-prefeito fez um agradecimento especial aos deputados e ressaltou os benefícios da aquisição. “Temos muita gratidão aos deputados que nos ajudaram a garantir uma frota que hoje proporciona um acabamento melhor dos serviços realizados, mais conforto aos agricultores e economia nos combustíveis devido à tecnologia”, ressalta Tonolli.

Formação profissional do cuidador oferece segurança ao idoso

Na próxima década a população brasileira será formada por mais idosos do que crianças. Essas são as estimativas do Ministério da Saúde. E quando o assunto é a quantidade de idosos a população brasileira já lidera o 5º lugar no mundo.

E se por um lado, o envelhecer pode gerar preocupações, por outro, pode ser sinônimo de oportunidade. A profissão de cuidador de idosos está entre as que mais cresce no país. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revela que o número de profissionais passou de 5.263 para 34.051 empregados em 2018. A alta é de mais de 500%.

Em Benedito Novo a prefeitura oferece o curso de cuidador de idosos de maneira gratuita em parceria com o SENAC de Blumenau.  A enfermeira Scheila Beck é uma das professoras da instituição parceira, para ela, a formação é um diferencial importante na hora de prestar serviço ao idoso.

“ Em aula desenvolvemos todas as atividades de vida diária do idoso, que são eles: cuidados com os diferentes tipos de sondas, cuidados relacionados à administração de medicamentos, aplicação de injeção subcutânea, realização de banho de leito, cuidados na hora de administrar a dieta ao idoso, principais patologias da terceira idade, legislação e estatuto do idoso. Ainda ensinamos como desenvolver a independência do idoso e facilitar a relação familiar no processo de saúde/doença, enfim, é sem dúvida um curso de extrema importância para a melhoria de vida do idoso. Ter o conhecimento e a bagagem de um curso profissionalizante é o que dá destaque ao cuidador e segurança para a família e idoso”, argumenta Sheila.

A busca por cursos de formação de cuidador de idoso teve um aumento de 84% em 2018, em relação a 2017.   A cuidadora Marlete Jensen é uma das alunas em Benedito Novo, às terças e quintas ela está pontualmente na sala de aula. Para ela, o curso trouxe novos aprendizados que com certeza vão ser utilizados no dia a dia.” Sempre pensamos que já sabemos tudo, mas ainda temos muito para aprender. Estou aprendendo muitas coisas que até então não sabia. Sempre tinha muita vontade de fazer o curso, pois além dos idosos, hoje existem pessoas de todas as faixas etárias que precisam de cuidados especiais. Por isso, sou muito grata à prefeitura e ao Senac que tiveram a iniciativa de oferecer à formação”, declara Marlete.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está entre as instituições mais importantes do país que oferecem educação profissional. Está presente em 1.800 municípios brasileiros, com 600 unidades espalhadas de norte a sul do país.

 

 

Prefeito Jean Grundmann comenta solicitações do legislativo

O Vereador Tercilio Longo solicitou a limpeza e troca da tubulação de bueiro na rua Ribeirão Pinheiro e Jair Persuhn pediu que o setor de obras realize o nivelamento do calçamento da rua Padre Backer e alargamento do Beco Arno Zickuhr.

 A vereadora Marlei também pediu melhorias nas pontes do Alto São João, instalação de um abrigo na rua Cruz e Souza, próximo às imediações da antiga empresa Dudalina e reparos emergenciais ao longo da rua Celso Ramos.

A respeito dos pedidos, o Prefeito, Jean Grundmann, relata que alguns deles  já estão em andamento e outros estão sujeitos à analise “  A nossa equipe já está trabalhando na ponte de Alto São João , as melhorias da rua Ribeirão Pinheiro vão ser feitas ainda neste mês, e, as demais solicitações vão ser verificadas para chegarmos à uma resolução,  afirma o prefeito.

Projetos Realizados

O Executivo Municipal apresentou aos vereadores o Projeto de Lei que autoriza a permissão de uso de imóvel à Escola Municipal Ribeirão Pinheiro. Também foi aprovado o Projeto de Lei nº. 53/2019 que autoriza a concessão de subvenção social à Associação Folclórica Volktanzgruppe Tanz Im Tal. (Dança do Vale). O recurso tem valor de 10 mil reais.

Informação ao Cidadão Beneditense

As reuniões da câmara acontecem às segundas feiras às 19h e são abertas ao público. Para ter direito de fala, o cidadão precisa se inscrever antecipadamente na secretaria da câmara e informar o assunto.

 

O número de casos de dengue no estado de Santa Catarina gera preocupação na população.

Segundo informações da diretoria de Diretoria de Vigilância Epidemiológica   entre os dias 7 e 21 de setembro o estado catarinense registrou 16 novos casos da doença. Os municípios afetados são; Camboriú (4), Bombinhas (4), Itajaí (2), Blumenau (1), Florianópolis (1), Navegantes (1) e Porto Belo (1).

Em Benedito Novo, a secretaria de saúde deu início nessa semana à uma série de ações educativas, afim de informar à população sobre a prevenção e o combate ao mosquito Aedes Aegypti (transmissor da doença). As atividades vão ser realizadas em creches, escolas municipais e estaduais, e, devem acontecer nos meses de outubro e novembro.

Dentre as   realizações, a equipe de saúde apresenta uma peça de teatro com a história de uma dona de casa que possui o hábito de acumular lixo na residência, o que favorece a manifestação dos mosquitos através dos criadouros.

O teatro é apresentado pela Agente de Combate a Endemias (ACE, Janaina Küster, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e pela responsável da Vigilância Epidemiológica, Márcia Hennich.

De acordo com a agente, Janaina Küster, os pequenos detalhes podem fazer a diferença na hora de orientar as crianças sobre o risco de jogar lixos em locais inadequados. “Qualquer objeto, por mais pequeno que seja, mas se acumular água poderá ser um criadouro, um papel de bala, casquinha de ovos ou tampinhas de garrafas, por exemplo”, explica Janaina.

Para a profissional de saúde, as atividades de orientação nas escolas promovem resultados positivos. ”As crianças são fundamentais na propagação das informações sobre o mosquito Aedes aegypti e as doenças por ele transmitidas, principalmente no âmbito familiar. Elas são peças chaves na mobilização, e conscientização não só por levarem as informações para casa, mas na formação de uma sociedade mais consciente no futuro”, afirma ela.

Após a retirada de focos do mosquito na localidade de Alto Benedito em março deste ano, o setor de saúde resolveu intensificar as ações de prevenção e controle. No mês passado foi realizado um mutirão de limpeza no local. Segundo informações da secretaria de meio ambiente mais mutirões vão ser realizados ainda neste ano.

Para a professora aposentada e moradora do bairro Alto Benedito, Naely Caetano, a prevenção é o mais importante.”  É muito bom saber que estão sendo feitas ações como essas, infelizmente ainda há pessoas negligentes com o manuseio do lixo e precisamos reforçar o tema e evitar inclusive a morte por descuido “, declara a professora.

Por Assessoria de Comunicação

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by