banner
Prefeitura Municipal de Benedito Novo

Informativo: Prefeitura de Benedito Novo – 17/10/2019

Prevenção ao tabagismo tem início no dia 28 de outubro em Benedito Novo

Informativo: Prefeitura de Benedito Novo – 17/10/2019 1Nacionais e internacionais, são diversas as marcas de cigarro existentes no mercado. O tabaco está presente em vários produtos que podem ser inalados, fumados, aspirados, mascados e até absorvidos.  Seja qual for a forma, o uso da substância pode trazer sérios danos à saúde.

A dependência da nicotina está ligada ao tabagismo que é reconhecido pelo Instituto Nacional do Câncer, INCA, como uma doença crônica. No Brasil, o tabaco geralmente é utilizado através do hábito de fumar. Entre as doenças associadas ao tabagismo estão; leucemia, câncer de bexiga; câncer de pâncreas; câncer de fígado; câncer do colo do útero; câncer nos rins; câncer de laringe; câncer de pulmão; câncer de faringe (pescoço) e câncer de estômago.

No caso do câncer de pulmão, o tabaco é responsável por 90% dos diagnósticos. O que muita gente não sabe é que o tabagismo é uma doença pediátrica, já que no país 20% dos fumantes começam a praticar o ato antes dos 15 anos de idade.

De acordo com o INCA, a cada 10 consumidores, 6 morrem pelo uso do tabaco. A parte financeira do país também é gravemente afetada, mais de 50 bilhões de reais são desperdiçados devido às despesas médicas e falta de produtividade. A cada ano, ocorrem 156.216 mortes que podem ser evitadas através da busca pelo tratamento.

E foi pensando nesse cenário, que a secretaria de saúde e a secretaria de assistência social de Benedito Novo, vão promover um curso para quem deseja parar de fumar. De acordo com informações da Equipe de Abordagem, Tratamento e Prevenção do Tabagismo, o tratamento vai ser completamente gratuito e inclui atendimentos de enfermagem, dentista, médico e psicólogo.  Medicamentos/adesivos para auxiliar no controle de abstinência serão fornecidos conforme indicação medica. Os encontros vão acontecer sempre às segundas-feiras das 17h às 18h na sala de atividade coletiva do posto de saúde Dr. Ernani, localizado na rua Cruz e Souza, no centro nos dias 28 de outubro, 04, 11 e 18 de novembro e no dia 02 de dezembro. Para mais informações o contato pode ser feito pelo telefone 3385 -05-52.

Profissionais da Educação do município participam de programação especial em comemoração ao Dia do Professor

No dia dos Professores, terça feira (15), a equipe da secretaria de educação do município promoveu uma programação especial para os profissionais da educação.  O passeio incluiu refeições especiais e visita aos pontos turísticos do município.

A professora do Centro de Educação Infantil de Alto Benedito Novo, Silvana Erdmann, esteve presente no evento e ficou satisfeita com a programação “O passeio foi maravilhoso, curtimos as paisagens, conhecemos lugares lindos da nossa cidade e finalizamos com o delicioso almoço. Essa foi uma ótima oportunidade para relaxar”, afirma a professora.

Segundo a Secretária Municipal de Educação, Marlize Carlini, o encontro foi uma extensão da formação continuada promovida no mês de julho, intitulada, “Maravilhas do Vale Europeu”.

“Em nosso roteiro estava a cachoeira da cachoeira do Zinco, Tirolesa, Igreja Enxaimel, Recanto Grunenberg, melado artesanal Schmidt, Ateliê Tânia Campestrini e cachoeira de Santo Antônio. Mas devido à chuva não conseguimos chegar em todos”, quando se fala de Maravilhas da nossa cidade, precisamos conhece-las”, explica a secretaria.

Para a coordenadora do CEI de Alto Benedito, Clenir Peyerl, o passeio foi satisfatório. “A convite da Marlize, nós tivemos a oportunidade de nos entrosar com os colegas, passear, dar boas risadas e nos divertir”, afirma ela.

Em referência ao 15 de outubro a Secretária Municipal de Educação destaca que celebrar a importância do professor é um ato de reconhecimento “Todos sabemos da importância de um professor em nossa vida, sem ele nada seriamos. A formação do professor representa um papel estratégico na qualidade da educação. É fundamental fornece ferramentas necessárias para ampliar seu conhecimento profissional e melhorar sua prática docente”, relata Marlize.

Funcionária pública da Romênia participa de encontro na sede do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, em Timbó (SC)

Informativo: Prefeitura de Benedito Novo – 17/10/2019 2No segundo dia da visita ao Brasil, Alina Dobra, funcionária da prefeitura de Alba Lulia, na Romênia participa de reunião do Consorcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí.

No encontro, Alina conheceu os trabalhos e investimentos realizados pelo CIMVI, tais como; coleta seletiva e tratamentos de resíduos sólidos.

O desenvolvimento dos circuitos turísticos e a participação das prefeituras do Médio Vale nos projetos do Consórcio, também foram assuntos discutidos pela equipe da prefeitura de Benedito Novo, funcionários do CIMVI e a intercambista.

Alina também pode conhecer o parque territorial do Consórcio e locais específicos como o aterro.  Segundo informações do secretário de finanças da Prefeitura de Benedito Novo, Ivandro Klitzke, os participantes tiveram que relatar as atividades do dia. “Fizemos um relatório do evento no final e trabalhamos no aperfeiçoamento dos aplicativos de ouvidoria e turismo, que estão em fase de desenvolvimento”, detalha Klitzke.

A visita de Alina faz parte do intercambio da União Europeia que visa promover a troca de experiências e conhecimentos profissionais.


Assessoria de Imprensa

Prefeitura de Benedito Novo

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by