
INOVAÇÃO – Contagem regressiva para o 5G em Timbó
Maio 9, 2023
O tão esperado sinal 5G chegou em 23 cidades do Alto Vale do Itajaí: Agrolândia, Agronômica, Atalanta, Aurora, Braço do Trombudo, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Ibirama, Imbuia, Ituporanga, José Boiteux, Laurentino, Lontras, Petrolândia, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Rio do Sul, Salete, Taió, Trombudo Central, Vidal Ramos, Vitor Meireles e Witmarsum e agora caminha a passos largos para chegar ao Médio Vale do Itajaí. Em Timbó todas as questões voltadas à legislação foram aprovadas e sancionadas. O vereador Flávio Buzzi estudou a minuta, se aprofundou e levou o projeto à Câmara para aprovação. “Para que isso pudesse acontecer, foi feita audiência pública, várias reuniões com a comunidade e até o Ministério Público. Até que o projeto pudesse ser aprovado pelos vereadores e no mês de abril sancionado pelo prefeito Jorge Krüger”.
O Que é o 5G
Para que você leitor entenda o que essa tecnologia vai mudar, ter um aparelho com 5G possibilitará um melhor tempo de processamento de downloads e uploads, uma maior velocidade na transferência de dados por segundo e uma economia de até 90% no consumo de energia dos aparelhos.
Educação e Segurança
Buzzi não tem dúvida que toda essa tecnologia certamente auxiliará nas questões de segurança, nesse caso as câmeras de monitoramento dando mais agilidade no trabalho dos policiais na parte da educação, Timbó é referência com o Google for Education e essa ferramenta vem ao encontro do plano que Timbó tem de continuar sendo a melhor cidade do país. O vereador explica que o 5G vem para auxiliar na desburocratização do serviço público, uma demanda muito cobrada pelos eleitores.
5G em Timbó
Para quem pensa que isso pode levar muitos anos, Timbó caminha a passos largos para chegada do 5G, o passo mais importante foi se adequar à legislação. Buzzi explica que não depende do município, mas essa tecnologia está perto, algumas cidades de Santa Catarina já contam com o 5G, Florianópolis especificamente e algumas cidades, como Curitiba e São Paulo. Para que isso se torne uma realidade palpável, o vereador diz que a primeira parte é a limpeza do aspectro, ou seja, que as antenas parabólicas parem de funcionar, para isso a Anatel forneceu kits para moradores de áreas rurais. Sobre Timbó ele esclarece que existe um cronograma e que por ele o 5G deve chegar em 2028, mas garante que essa inovação deve chegar, até meados de junho de 2024, em Timbó. “Importante lembrar que o município já se encontra totalmente preparado para toda essa inovação”.
—
Lara Ferreira / Jornal do Médio Vale






