
Intervenções do projeto Volto Logo: Traquitanas e Traquinagens da Palhaça Cachaça chegam a Guabiruba, Blumenau e Timbó a partir deste mês
Novembro 5, 2025
Uma palhaça em sua bicicleta, poesia, riso solto, interação com o público e muitas aventuras. A partir deste mês, o Projeto Volto Logo: Traquitanas e Traquinagens da Palhaça Cachaça chega às cidades de Guabiruba, Blumenau, Timbó e Gaspar. Com atuação e idealização da artista Márcia Gonzaga, as intervenções de palhaçaria acontecem no dia 29 de novembro, às 16h, na Rua Brusque, 344, nas imediações da Prefeitura Municipal de Guabiruba; no dia 04 de dezembro, às 10h e às 14h, na Escola Municipal Tiroleses, em Timbó; já no dia 11 de dezembro, às 19h, a programação chega à Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau (ACBB) e dia 14 de dezembro, às 10h, na Feira do Brique, em Blumenau. As ações na cidade de Gaspar estão programadas para o primeiro semestre de 2026. Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade, com classificação indicativa LIVRE.
“Este trabalho inaugura uma nova fase das intervenções do ‘Volto Logo’. Das travessias surgem as traquitanas e das travessuras surgem as traquinagens. Com foco na palhaçaria, buscamos aliar a comicidade por meio da relação da palhaça com os maquinários e elementos do teatro de animação. Tudo se movimenta e ao mesmo tempo tem o intuito de chegar ao público por meio do riso, da poesia, do encantamento e da alegria. Agregamos também a esta nova etapa do projeto uma dramaturgia que aborda a relação do humano com a finitude”, explica a atriz Marcia Gonzaga.
O projeto Volto Logo: Traquitanas e Traquinagens da Palhaça Cachaça é uma derivação do Volto Logo: Travessias e Travessuras da Palhaça Cachaça. Este último teve início no primeiro semestre de 2023, por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2022, da Fundação Catarinense de Cultura. Segundo Márcia Gonzaga, a ideia foi a de investigar na rua possibilidades de interação humana e jogo cômico relacionados à palhaçaria, levando em conta aspectos como o encontro, a relação e o desenvolvimento de brincadeiras que resultam num número ou uma cena mais estruturada. “Como parte desta investigação, agregamos à bicicleta da Palhaça Cachaça um carreto contendo objetos, instrumentos sonoros e visuais capazes de integrar o público com a palhaça, promovendo ações divertidas em espaço público, que podem reverberar diretamente com os transeuntes como indiretamente com eles”, complementa a artista.
Nascida em Santos, São Paulo, Márcia pesquisa a palhaçaria desde 2016, ano em que veio morar em Santa Catarina, para fazer mestrado na UDESC em Florianópolis, e, estudar na Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica. Sua pesquisa acadêmica aborda a comicidade de mulheres, envolvendo a bufonaria e a palhaçaria. Em 2018, então, surge a Palhaça Cachaça, no espetáculo Manicômicas, dirigido por Karla Concá (RJ), apresentado em vários pontos da cidade e na sua residência, o qual serviu como espaço cultural e artístico (Morada Cênica). Desde 2020, também integra a Coletiva Vicentinas Descaradas, com a multi-artista Fernanda Giacomini.
“O projeto prima pela realidade imediata do tempo presente para construir o jogo da palhaçaria. A bicicleta traz o caráter itinerante da intervenção, tornando o trabalho flexível às condições das ruas, das pessoas e do contexto externo em que ela adentra. Os objetos que ele carrega são difundidos ao jogo pela palhaça conforme a resposta ou o convite que é feito pelo público da rua, suas demandas e seu tempo de interação. Porém, agora o projeto possui um arsenal de números mais estruturados para comportar uma roda de público mais permanente”, pontua Márcia Gonzaga, palhaça e idealizadora do projeto.
Proposta Cultural realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura [FCC], por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2024. No primeiro semestre de 2026, o projeto ainda contemplará ações na cidade de Gaspar e mais LIVE “Palhaçaria sobre duas rodas: o que as máquinas têm a dizer sobre isso?”, com o Grupo de Pernas pro Ar, de Canoas (RS), pelo Instagram da artista. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/palhacacachaca
SERVIÇO
Intervenções do Projeto Volto Logo: Traquitanas e Traquinagens da Palhaça Cachaça
Dia 29 de novembro, às 16h, na Rua Brusque, 344, Centro, nas imediações da Prefeitura Municipal de Guabiruba
Dia 04 de dezembro, às 10h e às 14h, na Escola Municipal Tiroleses (R. Marília, 61, Tiroleses, em Timbó)
Dia 11 de dezembro, às 19h, na Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau – ACBB (R. XV de Novembro, 161, Centro, em Blumenau)
Dia 14 de dezembro, às 10h, na Feira do Brique em Blumenau (R. XV de Novembro, Centro, em Blumenau)
Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade
Classificação indicativa: LIVRE.
*Em caso de chuva, as intervenções serão adiadas e novas datas anunciadas nas redes sociais do projeto.
FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Volto Logo: Traquitanas e Traquinagens da Palhaça Cachaça
Atriz e Palhaça: Márcia Gonzaga (Palhaça Cachaça)
Coordenadora do projeto: Márcia Gonzaga de Jesus Freire
Tutor artístico: Luciano Wieser – Grupo de Pernas pro Ar
Produtora logística: Deda Produções
Foto/vídeo: Ruth Rodrigues
Designer gráfico: Tita Tinta Ilustra
Audiodescrição: Ouvindo Imagens (Mara Rubian Kortelt)
Assessoria de Imprensa: Nane Pereira Comunicação e Arte – NPCA
Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina





















