Junho Verde: Promea Pomerode mapeia 36 ações de entidades públicas e privadas em prol do meio ambiente

Junho Verde: Promea Pomerode mapeia 36 ações de entidades públicas e privadas em prol do meio ambiente

4 de junho de 2021 Off Por Redação

 

 

De trabalhos escolares a arrecadação de resíduos e palestras gratuitas, conhecimento sobre a preservação será disseminado pela cidade. Veja como participar

 

Em 5 de junho se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Por conta disso, em todo o mundo são realizadas ações com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da natureza. Em Pomerode (SC), o Programa Municipal de Educação Ambiental lançou a campanha Junho Verde e convidou entidades da iniciativa pública e privada para realizarem ações com esse mesmo objetivo. O levantamento conta com 36 ações realizadas por órgãos governamentais, escolas, centros de educação infantil, empresas e grupos.

A coordenadora do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA), Mayra Trierveiler Rego, comenta que o objetivo é levar para perto das pessoas as informações sobre o tema. “Seja através do ambiente de trabalho, da escola dos filhos ou de ações na comunidade, queremos convidar a todos para refletir sobre como podemos melhorar a nossa relação com o meio ambiente em vários âmbitos”, comenta.

Além de atividades fechadas para públicos internos, há também uma série de ações gratuitas e abertas ao público. Por exemplo:

– 5 de junho: Distribuição de sacolas reutilizáveis no Mercado Econômico.

– 7 de junho, 13h30: Palestra virtual “A preservação do planeta começa em casa: dicas práticas para o consumo consciente e um dia a dia mais saudável”, promovida pela ANDRITZ. Para participar, basta acessar pelo link: https://bityli.com/gO2pP.

– 8 de junho, 13h30: Workshop virtual sobre Compostagem, promovida pela ANDRITZ. Para participar, basta acessar pelo link: https://bityli.com/xvnth.

– 16 de junho, 19h00: Palestra virtual “Animais domésticos: o que você precisa saber”, promovida pelo GIEA (Grupo Intersetorial de Educação Ambiental). Para participar, basta fazer inscrição no link: https://bit.ly/3c91tzM.

– 19 de junho: Dia “D” da Coleta de Resíduos Eletrônicos promovida pela CDL Pomerode, onde quem entregar um material receberá uma muda de árvore. Pontos de coleta: Supermercados Econômico, Gumz, Mocam e sede da CDL Pomerode.

– 20 de junho: Último dia da Campanha do Agasalho, promovida pela Farmalan.

– 26 de junho: Blitz da Conscientização, no Centro Cultural e proximidades do Komprão, promovido pelo Samae, trazendo informações importantes sobre a coleta seletiva e resíduos sólidos.

Sobre o Promea Pomerode 

O Programa Municipal de Educação Ambiental (Promea) de Pomerode foi instituído a partir da Política Municipal de Educação Ambiental (Lei nº 3088), consolidada em abril de 2020. O programa tem como princípios promover o diálogo e ações coletivas entre as iniciativas pública, privada, terceiro setor e comunidade, além de trabalhar a educação ambiental e despertar a curiosidade sobre o conhecimento em relação ao meio ambiente.

Fazem parte do Promea: Prefeitura Municipal de Pomerode, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplan), Secretaria de Saúde (Sesa), Secretaria de Educação e Formação Empreendedora (Sefe), Secretaria de Turismo e Cultura (Setuc), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pomerode (Apae), Associação Comercial e Industrial de Pomerode (Acip), Câmara de Diretores Lojistas de Pomerode (CDL Pomerode), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Pomerode (Asseapo), Bioparque Zoo Pomerode (Fundação Hermann Weege) e Grupo Escoteiro Pomerano.

Todas as informações no www.instagram.com/pomerodesustentavel

Foto: Divulgação/Daniel Zimmermann


Marina Melz