banner
Brasil

Klabin define principais parceiros para implantação do Projeto Puma II

Empresa finalizou as negociações com os fornecedores que serão responsáveis pela construção da nova fábrica

Klabin define principais parceiros para implantação do Projeto Puma II 1A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, anunciou recentemente o seu novo ciclo de expansão. O Projeto Puma II compreende a construção de duas máquinas de papel para embalagens (kraftliner), com produção de celulose integrada, que serão instaladas na unidade industrial da companhia localizada em Ortigueira (PR). A capacidade total das novas máquinas será de 920 mil toneladas anuais de papéis.

Com aporte estimado em R$ 9,1 bilhões, o Projeto Puma II terá suas obras iniciadas no segundo trimestre deste ano e a instalação será dividida em duas etapas, com previsão de duração de 24 meses cada uma. A primeira etapa consiste na construção de uma linha de fibras principal para a produção de celulose não branqueada integrada a uma máquina de papel kraftliner, com capacidade de 450 mil toneladas por ano. A segunda contempla a construção de uma linha de fibras complementar integrada a outra máquina de papel kraftliner, com capacidade de 470 mil toneladas anuais.

A Klabin já finalizou as negociações com os principais parceiros para a implantação da primeira fase do Projeto, conforme abaixo:
– Pátio de Madeira: Andritz;
– Caustificação e Forno de Cal: Andritz;
– Caldeira de Recuperação e Caldeira de Força: Andritz;
– Planta de Evaporação: Confab Industrial /Veolia HPD;
– Turbogerador: Siemens;
– Estações de Tratamento de Água, de Efluente e de Água para Caldeiras: SUEZ Water Technologies & Solutions Brasil;
– Linha principal de Fibras: Valmet;
– Máquina de Papel: Valmet;
– Engenharia e gerenciamento das plantas complementares e interligações entre ilhas de processo: Pöyry

“Esse é o maior investimento da história da Klabin. Com o Projeto Puma II aumentaremos consideravelmente a nossa capacidade de produção de papel para embalagens e passaremos a ser a terceira maior fornecedora de kraftliner no mercado global. Vamos construir uma fábrica totalmente moderna e sustentável, empregando as melhores tecnologias disponíveis no mercado”, ressalta Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Negócio Celulose.

Sobre a Klabin 
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.

Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Saiba mais: www.klabin.com.br.
Assessoria de Imprensa – Klabin
In Press Porter Novelli

Topo