Lançamento da peça de teatro em formato digital “Aquelas Que Moram Nela” ocorre no dia 27 de abril

Lançamento da peça de teatro em formato digital “Aquelas Que Moram Nela” ocorre no dia 27 de abril

Abril 12, 2022 Não Por Redação

 

 

O evento é gratuito e aberto à toda comunidade e ocorre às 20h, pelo canal do YouTube da artista Natele Peter

 

 

Memórias, afeto e ancestralidade. No dia 27 de abril, ocorre o lançamento online da peça de teatro em formato digital Aquelas Que Moram Nela; obra voltada a jovens e crianças (de 6 e 10 anos), sobre ancestralidades, em um monólogo apresentado pela atriz Natele Peter. O evento é gratuito e aberto à toda comunidade e ocorre, às 20h, pelo canal https://bit.ly/YouTubeNatelePeter

“Aquelas Que Moram Nela é o resultado de questões que permeiam os diálogos das artistas Natele Peter e Natália Curioletti ao longo dos últimos anos em seus trabalhos como atrizes em espetáculos para crianças e como arte-educadoras em diferentes contextos sociais”, diz a produtora cultural, Soila Freese. “Elas observaram também que as crianças têm cada vez menos acesso e conhecimento sobre as tradições de cultura oral, sobre as mitologias dos povos, brinquedos e brincadeiras populares, costumes e tradições das etnias negras presentes no Brasil”, complementa Soila.

Segundo a diretora da peça e responsável pela dramaturgia, Natália Curioletti, o texto foi desenvolvido para dar vazão à criação da atriz Natele Peter, que em cena busca dialogar sobre a ancestralidade. “O corpo negro da atriz atravessa diretamente o processo criativo, tornando-se material de investigação e de produção poética. Através da presença e materialidade deste corpo, a atriz brinca ora de ser menina ora de se transformar em corpo de avó, e esse jogo se propõe a compartilhar com as crianças essa história carregada de mitologia e afeto”, acrescenta.

Na peça a menina tem um vínculo forte com sua avó e ao encarar uma mudança na sua vida, e na vida de sua mãe, ela vai encontrar nos laços de amor e sabedoria de suas ancestrais, e o amparo que precisa para seguir em frente. Para Natele Peter, a montagem fala sobre heranças culturais, tradições e laços de amor que se constroem entre gerações, sobre a importância de reconhecer a ancestralidade carregada na diáspora africana no presente. “Com isso, construirmos um futuro onde possamos viver com maior compreensão e respeito às diversidades culturais que formam nosso povo”, conclui Natele.

Depois de lançado, o material audiovisual da peça será distribuído para as redes de ensino público, privado, municipal e estadual. “Ainda teremos seis apresentações presenciais em três cidades vizinhas de Blumenau (Gaspar, Indaial e Timbó)”, diz Soila Freese.

O projeto Aquelas que Moram Nela, de Natele Petersen, é viabilizado e premiado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.

NATELE PETER
Produtora cultural, atriz, arte-educadora e palhaça, brasileira. Atuante em Blumenau, Santa Catarina, nas áreas culturais desde 2010. Investiga e pesquisa as tradições orais e a comicidade negra em Santa Catarina. É membra do Coletivo Artístico Trupe Perambula.

NATÁLIA CURIOLETTI
É atriz, diretora de teatro e arte-educadora, brasileira. Vive em Blumenau, Santa Catarina e trabalha com teatro desde 2003. Formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) no curso de Bacharelado em Artes Cênicas em 2006 e Licenciatura em Teatro em 2007. Especialista em Encenação Teatral pelo Instituto Gene em 2009. Especialista em Arte e Educação pela Uniasselvi em 2021. Desenvolve  projetos artísticos e educacionais em Teatro.

SERVIÇO
Lançamento digital da peça Aquelas Que Moram Nela, de Natele Peter
Dia 27 de abril, às 20h
Pelo canal https://bit.ly/YouTubeNatelePeter
Evento gratuito e aberto à toda comunidade
Classificação indicativa: Livre.

FICHA TÉCNICA DO VÍDEO-ARTE
Atuação e Concepção: Natele Peter
Direção Geral e Dramaturgia: Natália Curioletti
Cenário: Felipe Coff
Figurino: Natália Curioletti e Natele Peter
Sonoplastia: Jowe Schurt
Identidade Visual: Lucas Mendes
Câmeras: Bona Boaventura e Tiago de Jesus
Edição e Finalização de Vídeo: Crop Filmes
Locução Off: Nubia Manique Lopes
Libras: Gih Santos
Produção Executiva: Soila Freese – Mono Produções
Produção Geral: Natália Curioletti, Natele Peter e Soila Freese.

Aquelas Que Moram Nela
Foto: Ruth Rodrigues


Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina