banner
Política

Liberação de 160 mil toneladas de milho para suinocultores

IMG_0421O Ministério da Agricultura anunciou que vai liberar 160 mil toneladas de milho aos suinocultores catarinenses, após reunião do Fórum Parlamentar Catarinense com a ministra Kátia Abreu. A audiência foi solicitada pelo deputado federal Jorginho Mello (PR), que ouviu relatos do setor e se mostrou preocupado com a situação. “São 8 mil produtores e 70 mil famílias envolvidas e que estão em situação de dificuldade pelo preço do milho”, explicou o parlamentar.

Durante o encontro, foi solicitado a linha de crédito do BNDES para armazenagem de grãos com juros abaixo de 3% ao ano, 3 anos de carência e amortização em 15 anos e a elevação da cota destinada aos produtores independentes de 6 toneladas para 27 toneladas por CPF. “A ministra também concordou com a isenção do PIS/Cofins para importação de grãos, mas depende da Receita Federal para confirmação”, declarou.

De acordo com a ministra Kátia Abreu, estão avançadas as negociações de contratos de exportação com a Coréia do Sul e a abertura com o México, que acena com a possibilidade de comprar 100 mil toneladas/ano. A exportação totral de Santa Catarina, em 2015, foi de 29 mil toneladas. “A ministra conhece a importância do setor em Santa Catarina e a importância dos nossos suinocultores para o Brasil, já que é o único Estado livre de febre aftosa e autorizado a exportar para os maiores mercados internacionais. Vamos ajudar o setor a superar este momento de dificuldade”, declarou o deputado Jorginho Mello.

 


Rafael Wiethorn

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by