banner
Benedito Novo

Marcha: Comitiva de prefeitos prestigia mobilização nacional em defesa dos Municípios

O maior evento municipalista brasileiro, a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, recebe nesta décima oitava edição a tradicional presença de gestores públicos dos municípios do Médio Vale do Itajaí. O evento, que acontece de 25 a 28 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal, contará com a presença de prefeitos e secretários municipais de Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rodeio e Timbó.

Os prefeitos da região, liderados pelo presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), Paulo Roberto Weiss, estão engajados na luta por um novo Pacto Federativo, tema da Marcha deste ano. “Precisamos aprimorar a forma de partilha dos recursos, pois o modelo atual está levando os entes municipais a uma crise financeira sem precedentes”, analisa o presidente.

Para o prefeito de Indaial e segundo vice-presidente da Ammvi, Sergio Almir dos Santos, a mobilização dos prefeitos comprova a estagnação dos municípios brasileiros e reforça a necessidade de divisão da arrecadação de forma mais justa, contemplando os pleitos municipais.

Durante os quatro dias, o evento contará com arenas temáticas nas áreas de saúde, educação, finanças, previdência, assistência social, desenvolvimento municipal, resíduos sólidos e mobilidade urbana. Neste ano, a Marcha comportará também o VI Fórum de Contadores, em que o secretário executivo da Ammvi palestrará.

O evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebe municipalistas, parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais de todo o país, além de representantes de Estados e da União. A expectativa é que este ano atinja a marca de quatro mil pessoas.

Programação

O primeiro dia da programação (25), conta com discussão acerca dos desafios para a implementação dos consórcios públicos municipais e arenas temáticas sobre arrecadação e ações internacionais.

A sessão solene de abertura está marcada para as 9h de terça-feira, 26 de maio. Na ocasião, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, apresentará as Propostas do Movimento Municipalista. No período da tarde, está programado o debate sobre a Reforma Política e arenas temáticas estão previstas durante o dia.

Já a quarta-feira, 27, será destinada à discussão do Pacto Federativo, que deverá contar com a presença do presidente do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha, governadores e ministros.

O último dia de Marcha, quinta-feira (28), começa com uma palestra sobre A Força do Poder Legislativo no Movimento Municipalista. Às 10h30 haverá informes do Governo Federal com a participação de ministros. O encerramento está programado para as 12h, com a leitura da Carta da XVIII Marcha feita pelo presidente da entidade.

 

Michele Prada
Assessoria de Comunicação
Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by