Metade das Prefeituras de Santa Catarina não tem setor TI

Metade das Prefeituras de Santa Catarina não tem setor TI

Agosto 5, 2025 0 Por Redação

 

 

Gestão de tecnologia é fator estratégico para desenvolver municípios. Estudo será apresentado no 8.º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, em Criciúma

Apesar do avanço da transformação digital nas cidades, metade das Prefeituras em Santa Catarina não contam com setor de TI estruturado, setor que tem ganhado cada vez mais relevância e sido colocado, por muitas cidades brasileiras, como estratégico na implantação de políticas públicas, impactando diretamente no desenvolvimento socioeconômico das localidades. É o que revela estudo do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC).

O panorama atual da TI nos 295 municípios do estado, os desafios enfrentados e os avanços conquistados serão apresentados no durante o 8.º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes, que acontece nos dias 18 e 19 de setembro, no Centro de Inovação de Criciúma (CRIO), pelo presidente da Associação dos Profissionais de Tecnologia da Informação na Administração Pública Municipal de Santa Catarina (APTI/SC), Roberto de Abreu. “Queremos mostrar um retrato real da atuação da TI nas prefeituras, com suas dificuldades, mas também com as muitas conquistas que tivemos nos últimos anos”, afirma o presidente.

O estudo do TCE mostra que a governança em Tecnologia da Informação (TI) nas prefeituras catarinenses ainda enfrenta obstáculos estruturais. Entre 2015 e 2018, o crescimento médio da governança em TI foi de apenas 6,6%, passando de 0,53 para 0,57 no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM). O número é considerado modesto, especialmente quando comparado ao avanço em áreas como saúde (10,4%) e gestão fiscal (15,4%).

O levantamento revela ainda que o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), essencial para o planejamento estratégico da área, ainda está ausente em 96% dos municípios catarinenses. Além disso, 84% não investem regularmente na capacitação das equipes de TI e 71% não usam métricas específicas, como Pontos de Função, para orientar a contratação de softwares, o que acaba prejudicando a qualidade e a efetividade dessas aquisições.

Por outro lado, o levantamento do TCE/SC também destaca avanços significativos. Atualmente, quase todas as prefeituras já contam com sistemas digitais de registro da dívida ativa e transparência online de contratos e orçamentos, além de sites oficiais atualizados frequentemente.

O uso da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) também teve expansão expressiva: entre 2015 e 2018, a taxa de municípios que não utilizavam o sistema caiu mais de 60%. “A TI hoje é protagonista nas políticas públicas, na transformação digital que os municípios estão vivenciando. Desde serviços digitais oferecidos ao cidadão até modernos sistemas de gestão, tudo passa pela tecnologia”, destaca o presidente da APTI – entidade criada para fortalecer a atuação dos profissionais da área dentro da administração pública. “A APTI/SC nasceu da necessidade de fortalecer esse profissional que está na base da transformação digital. Queremos ser referência estadual em boas práticas e fomentar, de fato, uma gestão pública mais moderna, eficiente e inclusiva”, completa.

Promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Criciúma, o Congresso é o principal evento estadual voltado para tratar de tecnologia e inovação nas prefeituras catarinenses, oferecendo um ambiente de capacitação, troca de experiências e conexão entre gestores públicos e agentes de inovação.

Durante o congresso, os participantes terão acesso a palestras, debates com especialistas e gestores municipais, além da exposição de soluções tecnológicas oferecidas por empresas como o Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (IGTECH), Voxcity Tecnologia, Portal de Compras Públicas, Sistema Traz Valor, DATAPROM, WebBrain, Binär Tech, Appso Tecnologia, Aprova, contato cloud e CPL Software. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) também confirmou presença no 8.º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes.

Reconhecimento à inovação pública – Durante o evento, a Rede Cidade Digital reconhece os prefeitos que fazem a diferença com o uso da tecnologia na gestão pública, entregando o título de Prefeito Inovador 2025. Também serão destacados os municípios que desenvolvem projetos tecnológicos com resultados práticos e melhorias reais na administração, por meio do título de Projeto Inovador 2025. As inscrições estão abertas até o dia 15 de agosto e podem ser feitas pelo site oficial do evento.

Serviço:

8º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteligentes

Data: 18 e 19 de setembro de 2025
Local: CRIO – Centro de Inovação Criciúma, Criciúma – SC
Horário: Das 8h às 17h
Inscrições gratuitas para servidores públicos: www.sympla.com.br/rcd.

Rede Cidade Digital