banner
Blumenau

Ministro da economia pretende reduzir imposto de renda pago pelas empresas

Paulo Guedes sugere reduzir de 34% para 15% o IR pago pelas empresas brasileiras

Ministro da economia pretende reduzir imposto de renda  pago pelas empresas 1Recentemente, o ministro da economia, Paulo Guedes, sugeriu reduzir o Imposto de Renda (IR) pago pelas empresas brasileiras de 34% para 15%. Para equilibrar o corte, o governo aumentaria para 20% a parte incidente sobre os lucros, dividendos e juros sobre o capital próprio das empresas, compensando a diminuição.

O advogado tributarista Marco Aurélio Poffo, do BPH Advogados (Blumenau/SC), afirma que a mudança privilegia as empresas que produzem e reinvestem o lucro, pois, atualmente o IR pago é destinado ao governo e, se a mudança for implementada, este valor poderá ser reaplicado na própria empresa. Caso o empresário deseje distribuir este valor entre os sócios, pagará 20% sobre os dividendos recebidos.

Segundo um levantamento realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil entrou neste ano no topo da lista com a maior alíquota de imposto das empresas. Com isso, a intenção do ministro é de atrair novos investidores estrangeiros, visto que, grande parte dos países está diminuindo as cargas tributárias e, caso o Brasil não reduza estes impostos as empresas investirão em outros locais. “Hoje há quem pague muito pouco e quem pague demais, portanto é essencial que haja uma readequação da carga tributária no país”, afirma Poffo.

O novo governo prevê implementar uma política para atrair investimentos e aumentar a competitividade do país. “Tais medidas incentivam as empresas a investirem nelas próprias e a gerarem mais negócios e, consequentemente mais empregos”, finaliza Poffo.

Sobre o BPH Advogados
Com mais de 17 anos de atuação no mercado e atendendo a grandes empresas dos mais diversos ramos de atividades, o BPH Advogados tem forte atuação nas áreas do Direito Tributário, Societário e Estruturação de Projetos, Cível e Contratual, Aduaneiro, Trabalhista e Planejamento Patrimonial e Sucessório, além das outras áreas jurídicas inerentes ao Direito Empresarial.

Considerado um escritório boutique, que preza pelo atendimento mais próximo do cliente e melhora nas técnicas jurídicas, é comandado pelos sócios Rafael Amaral Borba, Marco Aurélio Poffo e Shirley Henn. Atualmente, tem unidades estabelecidas nas cidades de Blumenau e Lages.


Presse Comunicação Empresarial

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by