Molhos que transformam o frango: da praticidade à alta gastronomia

Molhos que transformam o frango: da praticidade à alta gastronomia

Setembro 18, 2025 0 Por Redação

 

 

Descubra algumas ideias de molhos para frango que podem ser tradicionais, rebuscados, refrescantes ou desafiadores na cozinha

A carne de frango é uma das proteínas mais consumidas no Brasil. Os diversos cortes do frango tornam sua carne versátil para muitos pratos de forma acessível e muito saborosa.

Muitas vezes o que faz a diferença em um prato são os molhos utilizados na finalização, elevando o sabor e criando experiências gastronômicas de alta gastronomia sem sair do conforto de casa.

A combinação de temperos e texturas dos molhos ao frango pode criar resultados ousados ou recriar uma atmosfera típica de outras culturas, os molhos são fortes aliados para transformar uma simples peça de frango em um carro-chefe da refeição familiar.

Aposte na tradição

Existem algumas combinações que já se consolidaram, dentro da gastronomia, como parceiros inseparáveis de pratos à base de frango. Essas combinações são muito fortes por um motivo muito simples, são fáceis de fazer e aceitam todo tipo de acompanhamento ao prato.

Talvez a combinação de molho para frango mais conhecida no mundo é o molho de tomate para o insuperável frango à parmegiana, servido quente, com bastante queijo derretido pode ser acompanhado de arroz, batatas, saladas, massas, etc. Essa combinação simples e caseira pode ser interpretada como um retorno às raízes familiares para muitos descendentes de imigrantes italianos pelo Brasil.

Outro molho tradicional e muito utilizado para saladas, mas que combina perfeitamente com frango, é o molho de mostarda e mel. Essa combinação da acidez da mostarda com o dulçor do mel faz com que o frango não fique ressecado. Além disso, um belo filé de frango ao molho de mostarda e mel faz par perfeito com saladas de folhas amargas, como rúcula, agrião, radicchio e escarola.

Suavidade e frescor para o verão

Para quem procura pratos mais leves durante o verão existem receitas de frango que são, ao mesmo tempo, fáceis, práticas, saborosas e refrescantes. Um dos exemplos mais utilizados na culinária moderna é o molho de iogurte com ervas, basta processar iogurte natural sem açúcar com hortelã, dill, salsinha, cebolinha, alho-poró ou pepino até obter uma pasta esverdeada e homogênea, depois basta adicionar sal e pimenta a gosto e servir como acompanhamento para um filé, por exemplo, ou levado ao forno para assar com sobrecoxas, peito etc.

Outra opção mais cítrica é o molho de leite de coco com limão-siciliano. Para essa receita é preciso dourar, em uma frigideira, ¼ de cebola picada no azeite e depois adicionar um frasco de leite de coco, raspas e suco de um limão-siciliano, sal e pimenta a gosto e cozinhar até o molho engrossar levemente. Depois é só servir o frango já assado ou grelhado e se deliciar com o frescor desse molho.

Toque oriental à mesa

Outra opção para variar o cardápio à mesa é se aventurar no mundo da culinária oriental, o curry, originário da Índia, é um dos molhos mais famosos nesse sentido. Ao refogar o tempero de curry seco com azeite e acrescentar creme de leite, obtemos um molho intenso e aromático, ótimo para ser acompanhado com grãos, como salada de lentilha e arroz.

Já o molho teriyaki é um clássico da cultura japonesa que se tornou favorito entre os brasileiros. Sua receita é simples, a combinação de shoyu, açúcar e saquê cria um equilíbrio entre doce e salgado perfeito para quem quer se surpreender na cozinha. Vale lembrar que é preciso saber como temperar frango para cada tipo de molho escolhido para que o tempero prévio não seja conflitante com o molho ou se sobreponha em sabor.

Laura Paulino