banner
ADR Timbó

Municípios do Médio Vale recebem computadores e kits dermatológicos

Equipamentos SaudeNesta terça-feira, 14, o Secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinubing, repassou, em Blumenau, computadores e kits para telediagnóstico em dermatologia para os municípios do Médio Vale do Itajaí. Foram entregues 161 computadores e sete kits que atendem agora todos os municípios da região.

 Além da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, que sediou os repasses, as Secretarias de Brusque e Timbó também participaram do evento, que contemplou 14 cidades do Vale.

Os computadores foram repassados para as Unidades Básicas de Saúde dos municípios, auxiliando na estruturação dos Complexos Reguladores de Saúde. As cidades de Blumenau, Gaspar, Pomerode, Brusque, Botuverá, Guabiruba, Timbó, Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Rio dos Cedros e Rodeio foram beneficiadas com os equipamentos.

Em todo o Estado, mais de 1.600 computadores já foram entregues às Unidades Básicas de Saúde, somando investimentos de cerca de R$ 3,7 milhões. Os computadores fazem parte do Projeto aprovado junto ao Ministério da Saúde (MS), conforme Portaria GM/MS nº 2.907, de 23 de novembro de 2009, que disponibiliza recursos para estruturação dos Complexos Reguladores e para a informatização das Unidades de Saúde, com foco na implantação do Sistema de Regulação, o SISREG.

Já os kits de telediagnóstico em dermatologia, contemplaram os municípios de Ascurra, Guabiruba, Apiúna, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rio dos Cedros e Rodeio. Os outros municípios do Médio Vale, já haviam sido beneficiados na primeira etapa do Projeto.

O kit é composto por uma máquina fotográfica digital, um dermatoscópio e um adaptador. O telediagnóstico inclui a solicitação e a execução dos exames e a emissão dos laudos, já com a classificação de risco. O material faz parte do Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, recurso proveniente da Portaria GM/MS nº 1.229 de 14 de junho de 2012.

A vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde Santa Catarina e secretária de Saúde do município de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar, comentou a importância da iniciativa, em especial em relação aos computadores. “Estamos há muito tempo trabalhando na estruturação do Sistema de Regulação e os computadores representam um avanço significativo nesse trabalho para o nosso e para todos os municípios da região.

O secretário Estadual de Saúde, João Paulo Kleinubing, também destacou a importância do telediagnóstico e afirmou que a meta do Governo do Estado é alcançar a cobertura de pelo menos um ponto de envio telediagnóstico em dermatologia por município no Estado. “Estamos trabalhando para que todas as cidades recebam os kits, trazendo mais agilidade para os atendimentos. Queremos, não apenas na dermatologia ou na regulação, mas na saúde como um todo, garantir que o processo seja eficiente e adequado para a comunidade”, confirmou Kleinubing.

 

Assessoria de Comunicação
SDR- Timbó

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by