
O que é economia circular e como ela pode reduzir impactos ambientais
Julho 11, 2025
A reutilização de produtos eletrônicos pode reduzir em até 92% a emissão de gás carbônico para produção de novos aparelhos, com ótimo custo-benefício
Uma das principais pautas do século XXI é, sem dúvidas, o impacto ambiental. O aquecimento global e as alterações climáticas são algumas das consequências do mau tratamento do meio ambiente em relação a descartes de resíduos dos mais variados tipos. Com os avanços da tecnologia e a “vida útil” dos aparelhos eletrônicos sendo cada vez menor, a quantidade de lixo eletrônico tem se agravado.
Para reduzir os impactos, uma iniciativa importante é a de incentivo à reutilização de equipamentos eletrônicos. De acordo com uma projeção da Gartner, uma das principais consultorias do mercado, aproximadamente 80% dos hardwares estarão vinculados a estas iniciativas até 2030 – número consideravelmente maior que em 2023, que foi de 20%.
Mas, afinal, o que é a economia circular e quais são os seus benefícios? Confira a seguir!
O que é economia circular
A economia circular nada mais é do que a revenda de aparelhos e produtos eletrônicos remanufaturados e revisados para ganharem novos usos ou novos proprietários.
De acordo com a porta-voz da Back Market Espanha, Marta Castillo, a economia circular põe de volta ao mercado produtos revisados por técnicos, com o benefício de até dois anos de garantia e por um valor reduzido – cerca de 60% de economia, em relação a um produto novo.
Aliás, é importante compreender as diferenças entre recondicionados e remanufaturados. O primeiro diz respeito aos produtos reparados e revisados por técnicos; e o segundo são produtos que foram devolvidos à fábrica e reparados com peças originais para serem vendidos novamente.
Benefícios da economia circular
Além do custo-benefício, o que por si só é bastante atraente para consumidores que buscam a opção que melhor une economia e desempenho, a economia circular reduz consideravelmente os impactos ambientais. De acordo com um estudo da Agência Francesa de Transição Ecológica, pode haver redução de até 91% de procura de matérias-primas e de 92% de emissões de gás carbônico (CO2).
O lixo eletrônico também é reduzido: em 2023, a economia circular foi um dos fatores que ajudaram a evitar 1.500 toneladas de lixo eletrônico, já que prolongou a vida útil de 17 mil dispositivos. Ou seja, ao comprar um iPhone 11 usado, por exemplo, você pode ajudar o meio ambiente.
Em longo prazo, a redução da emissão de CO2 é considerável, já que os aparelhos recondicionados causam a diminuição da procura por novos produtos, o que também reduz a busca de matérias-primas para fabricação.
Laura Paulino














