banner
TJSC

Obra de psicóloga polonesa é tema da 20ª Roda de Conversas em Blumenau

Reflexões sobre a forma de pensar, de sentir e de agir baseadas no livro A Verdade Liberta, da autora Alice Miller, guiaram a 20ª edição da Roda de Conversas sobre Conciliação, realizada na manhã desta segunda-feira (18/2) na comarca de Blumenau. Participaram do encontro no Fórum Central aproximadamente 20 profissionais atuantes no Sistema de Justiça, interessados em contribuir para a pacificação de conflitos.

A advogada Miliana Costa Mendes de Cavalheiro mediou o bate-papo que incluiu a plateia, com troca de experiência profissional e pessoal entre os presentes. Durante uma de suas falas, Miliana questionou aos participantes, com base na leitura da obra da psicóloga polonesa: “O que pensamos, pensamos por nós mesmos ou foi inserido em nós ou veio de outras pessoas? É de vocês o que pensam e o que acreditam ou foi colocado em vocês?”.

Ela salientou ainda que a obra de Alice Miller direciona o leitor para a infância, pois diz que tudo o que sentimos hoje tem a influência do que recebemos ainda quando crianças. “Quando temos consciência de nossos sentimentos e ações conseguimos sair dessa imaturidade involuntária. Fomos treinados para sentir e não pensar em nossos sentimentos, por isso é importante parar e pensar”. O bate-papo sobre A Verdade Liberta tratou do papel das pessoas nas relações pessoais e profissionais, do quanto as pessoas estão abertas a se ouvir e a ouvir o outro no dia a dia.

A leitura de Alice Miller foi sugerida pela coach Juliana Schmitz na última Roda de Conversas de 2018. A juíza Quitéria Tamanini Vieira Péres, titular da 1ª Vara Cível da comarca de Blumenau e coordenadora da Roda de Conversas, não teve dúvidas e iniciou o ano instigando a discussão sobre o tema, que tão bem se encaixou na proposta do projeto iniciado em 2017 e que a cada edição ganha novos participantes.

Os próximos encontros serão intercalados com palestras e discussão sobre obras literárias cujos temas permeiam a conciliação e a mediação de conflitos. Todos os encontros, que ocorrem na segunda semana do mês, são gratuitos, e as inscrições podem ser feitas no dia do encontro.

Responsável: Ângelo Medeiros – Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino


Foto: Pamyle Brugnago
Assessora de Imprensa

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by