banner
Pomerode

Oficina do Papai Noel encanta adultos e crianças em Pomerode (SC)

Alunos da única Escola de Tornearia do Brasil expõem e vendem seus trabalhos durante o Weihnachtsfest. O público poderá visitar o espaço até o dia 22 de dezembro, no Centro Cultural

Figura clássica dos Natal alemão, o boneco quebra-nozes é destaque na programação do Weihnachtsfest. Feito em madeira e pintado à mão, o personagem está presente na decoração do Centro Cultural de Pomerode (SC) e também na Oficina do Papai Noel. É por lá que os alunos da única Escola de Tornearia do Brasil expõem os seus trabalhos e apresentam ao público um pouco mais sobre essa arte.

A instituição está sob os cuidados da professora Sandra Prochnow Greuel, que aprendeu a técnica de tornearia de figuras de Natal na Alemanha. “Eu fiz o curso há 10 anos e em agosto de 2012, a Prefeitura juntamente com a Secretaria de Turismo e Cultura instalou a Escola aqui em Pomerode (SC). Já passaram pelas nossas aulas cerca de 300 alunos que estão, inclusive, expondo aqui na Oficina do Papai Noel”, comenta.

Martinho Trombelli, de 61 anos, de Jaraguá do Sul (SC) é um desses estudantes. “Eu sou artesão, especialista em peças cortadas e gosto tanto de madeira e de torno que quando soube da Escola quis me inscrever na hora. Adorei e acabei me matriculando mais três vezes para continuar o meu aperfeiçoamento. É ótimo poder expor o meu trabalho, ainda mais em um evento como esse que vem tanta gente de fora conhecer”, conta.

Quem também passou pelos cursos da Escola de Tornearia e utiliza o que aprendeu para incrementar a renda da família é o aposentado de 60 anos, Fernando Schlogl, natural de Pomerode (SC): “entrei na Escola depois que me aposentei e gostei muito. Fiquei um ano aprendendo as técnicas, até completar o curso”, comenta. Como a paixão foi grande, Fernando investiu em dois tornos para continuar com o trabalho em casa. “Dessa forma eu continuei com as minhas artes e ainda pude ganhar um dinheiro extra, além de expor nos eventos da cidade”, finaliza.

A Oficina do Papai Noel e todas as atrações do Weihnachtsfest estarão abertas ao público até o dia 22 de dezembro, no Centro Cultural, sempre as sextas-ferias, sábados e domingos. Todas as atrações são gratuitas. Mais informações em www.vemprapomerode.com.br e também nas redes sociais /vemprapomerode.

Fotos: Daniel Zimmermann


Catarine Souza

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by