Pacientes escolhem a trilha sonora para procedimentos cardiovasculares em Blumenau (SC)

Pacientes escolhem a trilha sonora para procedimentos cardiovasculares em Blumenau (SC)

2 de junho de 2021 Off Por Redação

 

 

Iniciativa do setor de hemodinâmica da Cardioprime ajuda a trazer mais tranquilidade em cateterismos, angioplastias e TAVI, por exemplo. De Roberto Carlos a Metallica, diversos estilos musicais já foram selecionados

 

Realizar um procedimento médico cardiovascular é motivo de grande ansiedade para a maioria das pessoas. E uma iniciativa da hemodinâmica da Cardioprime, que fica no Hospital Santa Catarina, em Blumenau (SC), está trazendo mais tranquilidade para este momento através da arte. Os cardiologistas intervencionistas Júlio César Schulz e Felipe Barbosa convidam os pacientes que ficam acordados durante os procedimentos ou que estão passando pela sedação a escolherem uma trilha sonora.

Desde que a ideia se tornou uma prática no setor, há alguns meses, os estilos musicais variaram: de ritmos mais populares como a música tradicionalista gaúcha até instrumentais clássicos, passando por bandas de rock como Metallica.

Nas últimas semanas, a clínica realizou em um só dia dois implantes percutâneos de válvula aórtica, chamados de TAVI, em pacientes octagenárias. Uma delas, por exemplo, escolheu Roberto Carlos para ouvir antes da sedação.

Eles explicam que, no caso do cateterismo (que é um procedimento para diagnóstico) ou mesmo nas angioplastias em pacientes com condições de não serem sedados, muitos cantam, contam histórias sobre as músicas e acabam se distraindo. “Os protocolos de segurança e todas as condições técnicas não se alteram, mas trazer música para este espaço certamente impacta emocionalmente tanto na ansiedade do momento quanto nas lembranças que o paciente levará do procedimento”, contam.

Dr. Julio Cesar Schulz, no Centro de Hemodinâmica da Cardioprime
Crédito: Divulgação

Sobre a Cardioprime

Fundada em 1992, a Cardioprime é um centro de atendimento cardiológico em Blumenau (SC). São 18 médicos especialistas em várias frentes da cardiologia e uma estrutura com equipamentos de ponta para diagnóstico, tratamento e prevenção.

O time é responsável pelo Pronto Atendimento do Coração do Hospital Santa Catarina, onde também está localizada a clínica e o Centro de Hemodinâmica. Todas as informações estão disponíveis no site www.cardioprime.med.br.

 


Marina Melz