banner
Prefeitura Municipal de Indaial

Paisagens de Indaial podem ser contempladas em Rotas Turísticas

Encano Baixo – Rio Encano

Contemplar a natureza, ouvir o som dos rios e ribeirões, refrescar-se nas águas cristalinas e observar a rica fauna e flora, ouvindo canto dos pássaros, como a Saíra, ave símbolo de Indaial. Tudo isso pode ser visto e sentido por quem realiza os Roteiros e Rotas de Cicloturismo e Mochileiros de Indaial e região.

Pensando nisto e na comemoração aos 80 anos da cidade de Indaial que acontecerá em março de 2014, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico através da Diretoria de Turismo e Eventos está desenvolvendo novas Rotas Turísticas que levarão o turista, o visitante ou mesmo os moradores da cidade e região a conhecerem, desde o centro histórico da cidade até os bairros que ainda mantêm a ruralidade, entre eles o Encano, Polaquia e Warnow.

Serão implantados inicialmente 6 Rotas. As mais curtas com percurso entre 2,9 a 3,5 km, serão para os praticantes de caminhadas, também conhecidos como Mochileiros ou Caminhantes e serão denominadas: Rota Vitória Régia, Rota Museu Ferroviário e Rota Ponte dos Arcos. As mais extensas entre 7,6 a 30,8 km serão mais adequadas aos Cicloturistas ou mesmo grupos da cidade e região que praticam os passeios de bike. Serão denominadas: Rota Histórico-cultural, Rota Warnow Aventura e Rota Vale do Ribeirão Encano. Todos estes passeios poderão ser realizados também com veículos motorizados e outros meios de transporte. As adequações de materiais de divulgação, sinalização e informações serão realizadas este ano e a implantação será gradativa com intuito de finalização do trabalho no primeiro trimestre do próximo ano.

Encano Baixo – Rio Encano

Nestas rotas destacam-se construções imponentes que fazem parte do acervo de Patrimônio Histórico da Cidade, entre eles: a ponte dos arcos, um dos pontos históricos da cidade, a Fundação Cultural e todo o paisagismo do seu entorno, o Museu Ferroviário e diversos imóveis centenários. Seguindo em direção às áreas rurais do município, com suas belas paisagens, casas no estilo enxaimel, igrejas históricas, plantações, criação de animais, produtos coloniais e a paisagem exuberante entrecortada pelos Ribeirões e Mata Nativa, nos remete ao passado em harmonia e paz com a natureza.

No Vale do Ribeirão Encano o visitante pode conhecer uma propriedade rural e todo o processo de plantio, ter contato com os animais e desfrutar de um café colonial. Para isso, é importante realizar o agendamento prévio no Sítio da Ledy, através do número 9981-7777 ou do e-mail: [email protected]

Na propriedade da Tia Áurea também é possível adquirir lanches, bebidas ou um delicioso almoço, além de banhar-se nas águas cristalinas no ribeirão. Também deve ser feito com reserva antecipada, através do número 3333-9159.

Os estudantes Rafael Heusser e William Salles, de Blumenau, realizaram o passeio pela região do Encano mesmo sem o roteiro em mãos. “É a segunda vez que viemos para cá fazer o passeio de bicicleta porque gostamos dessa região”, comentou Rafael.

Lembramos a todos que é fundamental receber e tratar bem o visitante, assim como gostaríamos que nos recebessem na sua cidade. Se você observar ciclistas, mochileiros e caminhantes procure orientá-los com respeito e educação como você gostaria de ser tratado. Mais informações podem ser obtidas no telefone: 3333-5723 – Diretoria de Turismo e Eventos.

Morgana H. Linhares
Jornalista
Secretaria de Articulação, Comunicação e Ouvidoria
Prefeitura Municipal de Indaial
Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by