banner
Política

Peninha não tem dúvida: Ferrovia do Frango passará pelo Vale do Itajaí

Valec 3 – Peninha e Josias Cavalcante

O deputado federal Rogério Peninha Mendonça (PMDB) se reuniu, nesta quinta-feira (15), com o diretor da Valec, Josias Cavalcante. A conversa entre o parlamentar catarinense e o chefe da empresa responsável por construir estradas de ferro no Brasil teve apenas um foco: a Ferrovia do Frango, que ligará o litoral de Santa Catarina à cidade de Dionísio Cerqueira, na divisa com a Argentina.

Peninha pediu detalhes sobre o edital de construção da ferrovia, que foi alterado recentemente. Quando lançado, o documento trazia a condição de que o traçado se desenvolvesse “pelo centro” do estado. A expressão foi retirada depois, causando estranheza e preocupação de quem vive no Vale do Itajaí. “Da maneira como ficou o texto, abre-se precedente para que o trajeto da ferrovia seja outro”, explicou o prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Ayroso. O prefeito de Taió – que também é presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) –, Hugo Lembeck, é outro a pressionar: “Nossa região precisa de uma ferrovia. A BR-470 está um caos, matando gente todo dia”.

Na audiência com o deputado Peninha, o presidente da Valec explicou que a alteração no edital foi metodológica, porque este tipo de licitação obriga a apresentação de pelo menos três alternativas de traçado. A expressão “pelo centro do estado” inviabilizava qualquer outra opção que não fosse o Vale do Itajaí. “O que nos mostrará qual o melhor trajeto é o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental, o EVTE-A. São critérios técnicos muito bem definidos, porque se trata de um investimento alto, que não pode correr riscos de dar errado”, alertou Cavalcante. De acordo com ele, os principais pontos analisados serão: demanda, produção regional, custo do frete e viabilidade logística.

“Podem analisar o que quiserem, podem fazer quantos estudos forem necessários: todos os resultados apontarão o Vale do Itajaí como a melhor escolha para a Ferrovia do Frango”, disse Peninha. Para o deputado, qualquer outra hipótese é inviável: “Este é o caminho mais curto e mais rápido, é onde está a maior concentração de cargas do estado, é onde a rodovia está mais engarrafada por caminhões e, além de tudo isso, é onde a população mais tem demonstrado desejo em ver de novo o trem”.

 

A vantagem de ter um representante em Brasília

                Ao sair do encontro com o presidente da Valec, Peninha destacou a importância de uma região como o Vale do Itajaí ter seus representantes ativos no Parlamento. “Ano que vem teremos eleições e, certamente, candidatos de outros lugares aparecerão para pedir voto. De que lado estão estas pessoas num debate como este, sobre o traçado da Ferrovia?”, questionou o deputado, ao lembrar que há muita pressão política para que a estrada de ferro passe pelo norte do estado. “É natural que haja esta pressão, afinal, cada um quer uma fatia maior para a região que representa. E é por isso mesmo que precisamos ficar atentos no ano que vem, para não ajudarmos outras regiões em detrimento da nossa.”, sintetizou.

 

Nova reunião em setembro

                Presidentes de Associações Empresariais, lideranças políticas e representantes da sociedade civil organizada se reunirão com o presidente da Valec, Josias Cavalcante, no dia 04 de setembro. A audiência, programada para começar às 16h, foi marcada pelo deputado Peninha para esclarecer todas as dúvidas sobre a construção da Ferrovia do Frango. Os deputados Décio Lima (PT) e João Pizzolatti (PP) também serão convidados, por representarem o Vale do Itajaí e defenderem o mesmo traçado.

Estão confirmadas as presenças das seguintes autoridades:

– Garibaldi Ayroso (Gariba), prefeito de Rio do Sul;
– Hugo Lembeck, presidente da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí;
– Sergio Almir dos Santos (Serginho), prefeito de Indaial;
– Laércio Schuster, presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí;
– Napoleão Bernardes, prefeito de Blumenau;
– Jandir Bellini, prefeito de Itajaí;
– Ciro José Cerutti, presidente da Associação Empresarial de Rio do Sul;
– Ademar Jacobsen Keunecke, presidente da Associação Empresarial de Indaial;
– Carlos Amaral, presidente da Associação Empresarial de Blumenau;
– Maria Izabel Pinheiro Sandri, presidente da Associação Empresarial de Itajaí.

Rafael Pezenti
Secretário Parlamentar – Deputado Federal Peninha (PMDB/SC)
Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by