banner
Política

Pesquisa da Avantis mostra descontentamento da população de Balneário Camboriú com Dilma Rousseff

Dilma Rousseff

Dilma Rousseff

De olho no instável momento político que o Brasil vive, a Faculdade Avantis acaba de finalizar pesquisa com os moradores de Balneário Camboriú para avaliar como a presidente Dilma Rousseff é vista por eles. Apesar de estar atualmente afastada e respondendo a um processo de impeachment, ainda existe a possibilidade de Dilma Rousseff voltar ao poder. A pesquisa foi realizada nos meses de março e abril de 2016, sob coordenação do professor Thiago Santos, que responde pelo IPA – Instituto de Pesquisa Avantis,  e ouviu 400 eleitores da cidade, sendo a maior parte deles do sexo masculino, com grau superior incompleto e pertencentes da classe C.

A pesquisa identificou um descontentamento da população em relação ao governo Dilma Rousseff e uma preocupação geral em relação ao futuro do Brasil. O questionário trazia afirmações no qual os entrevistados emitiam a sua opinião através de notas de 1 a 5: onde a nota 1 significava que eles discordam muito e a nota 5 que concordavam muito.

A afirmação com a menor média encontrada (1,83), mensurou a imagem de confiança da presidente, onde a maioria discordou que a presidente possui tal característica. A maior média encontrada no questionário aplicado foi de 3,54, e trazia a afirmação de que Dilma é falsa e corrupta. Entre os outros questionamentos, a maioria dos eleitores discordou também que Dilma seja honesta e fiel (1,86), amiga de todos (1,885), simpática e divertida (1,9), sincera (1,907), séria (1,935), com boa reputação (1,99),  visionária (2,002) e respeitosa (2,08).

Com os resultados encontrados pelo IPA, em parceria com as alunas Rafaella Pereira e Marianne Bernardes, o professor Thiago Santos afirma que os eleitores pesquisados mostraram um descontentamento com a presidente, o que de fato já era um aspecto esperado pelos envolvidos, diante de tantas acusações noticiadas pela mídia e pelas manifestações nas ruas do país. A pesquisa, que tinha o objetivo principal de analisar a Imagem Política da pessoa Dilma Rousseff, apontou resultados extremamente negativos em todas as afirmações e por parte de todos os grupos sociodemográficos.  “Quando analisamos a imagem política de uma pessoa, podemos verificar – a partir de fotografias no instrumento de pesquisa –  a percepção da população em relação à postura, vestimentas, expressões e até mesmo algumas lembranças (positivas ou negativas) das atividades de tal pessoa. Vale destacar que os dados foram coletados antes do processo de impeachment, o que pode comprovar a falta de confiança pelos seus eleitores”, finaliza. 

 


Roberta Watzko

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by