
Pipoca de Linguiça Blumenau estreia no cardápio da 40ª Oktoberfest
Setembro 11, 2025
Novidade deste ano, a Casa da Linguiça Blumenau terá versões clássicas e inovações com o embutido que é patrimônio cultural de Santa Catarina e produto com indicação de origem do Vale Europeu
Quando os visitantes da 40ª Oktoberfest passearem pelo evento com um baldinho de pipoca, eles estarão levando muito mais do que o tradicional lanche de cinema. A pipoca de linguiça Blumenau será um dos pratos servidos pela Casa da Linguiça Blumenau, estreante do evento. Na Olho Embutidos (@olhoembutidos), marca com mais de 90 anos que servirá a protagonista do espaço, estão sendo preparadas cerca de duas toneladas dos mini bolinhos empanados e fritos do embutido mais conhecido da região. O visitante poderá optar ainda por um acompanhamento que também tem tradição e história na gastronomia local: o queijo Kreuterkaese, produzido pela Pomerode Alimentos. A 40ª Oktoberfest acontece de 8 a 26 de outubro de 2025, em Blumenau (SC).
Luiz Bergamo, diretor da Olho Embutidos, que será responsável pela linguiça Blumenau vendida no espaço, conta que um dos objetivos da participação na Oktoberfest é mostrar a versatilidade do produto e como a criatividade também pode impulsionar novas experiências gastronômicas a partir dele. “Embora a linguiça Blumenau seja muito comumente consumida pura, como um acompanhamento em uma tábua de frios ou sanduíche, ou então em risotos e molhos, ela permite outras leituras e formas de consumo. Estamos muito felizes em mostrar isso na prática em um evento tão importante quanto este”, diz.
O chef Richard Ricelle conta que a criação da pipoca de linguiça Blumenau, assim como dos demais pratos do cardápio, aconteceu de forma colaborativa. “Pensamos nas experiências que gostaríamos que os visitantes tivessem com o produto, nas receitas tradicionais e no perfil da festa e chegamos a um menu que tem características da própria linguiça Blumenau: sabor, história, irreverência e versatilidade”, conta.
Além da pipoca, o cardápio da Casa da Linguiça Blumenau terá bolinho e pirulito com a massa do embutido e duas opções de sanduíche. Uma, o Leberkäse Blumenau, é de pão brioche, salada alemã de mix de repolho e uma fatia de uma receita inspirada no bolo de carne, com a linguiça Blumenau como protagonista. O segundo sanduíche é o Käsebrot: linguiça Blumenau fatiada, dentro de um pão de queijo grande com queijo mussarela grelhado e Kraeuterkaese.
A Casa da Linguiça Blumenau terá como protagonista a linguiça Blumenau produzida pela Olho Embutidos, de Pomerode (SC), e tem como parceiros a Pomerode Alimentos e a Pão de Queijo Mineirinho.
A linguiça Blumenau é um embutido de cortes especiais de carne suína temperada e lentamente defumada, que é produzido pelos imigrantes alemães que colonizaram Pomerode (SC) há cerca de um século – região que no passado fazia parte do município de Blumenau (SC). Desde 2024, o produto tem Indicação de Origem Geográfica e só pode ser produzido em 16 municípios catarinenses. Também desde 2024, é patrimônio imaterial de Santa Catarina.
A Olho Embutidos e Defumados está em Pomerode (SC), cidade mais alemã do Brasil, e, desde 1934, produz uma receita inspirada por imigrantes que colonizaram a região. Além de linguiça Blumenau, a marca conta com uma linha de embutidos que inclui salsichas, calabresas, linguiças e, mais recentemente, salames. Mais informações estão disponíveis em www.embutidosolho.com.br e no Instagram @olhoembutidos.
Marina Melz
Melz Assessoria
















