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Planejamento estratégico: segundo semestre é crucial para realizar pesquisas de mercado e se preparar para o próximo ano

Especialista em marketing explica o quanto as pesquisas são aliadas indispensáveis no planejamento estratégico das empresas.

Planejamento estratégico: segundo semestre é crucial para realizar pesquisas de mercado e se preparar para o próximo ano 1O segundo semestre de uma empresa costuma ser agitado e denso no mundo corporativo, pois, além da busca por obter os resultados almejados, é o momento de realizar o planejamento para o próximo ano.

A especialista em marketing e diretora da AskNew, instituto de pesquisa que atua há seis anos em Santa Catarina, Janine Kuroski, ressalta que as empresas não devem ignorar o quanto uma boa pesquisa de mercado é aliada importante dos negócios, auxiliando no desenvolvimento de um planejamento estratégico mais confiável. “Pior do que não ter os dados personalizados para o negócio, é basear decisões estratégicas em dados generalistas e, por vezes, inadequados e incorretos”, diz.

Atualmente há excesso de informações disponíveis em todos os lugares. Porém, nem tudo que está disponível e pronto para ser utilizado, será exatamente sobre o seu mercado e o seu cliente. “Apenas um estudo exclusivo e privativo pode proporcionar um diferencial competitivo para as organizações”, ressalta Janine.

A especialista explica que existem diversas metodologias para atender aos diferentes objetivos de pesquisa de mercado, sendo eles:

Identificar tendências do setor, macro e micro;

Testar novas ideias, produtos, serviços, posicionamentos, campanhas;

Compreender a imagem da sua marca e dos concorrentes, bem como a participação de mercado;

Medir a satisfação dos clientes,– seja no mercado B2B ou B2C;

Validar a demanda de mercado para startups ou outros novos negócios;

Agilidade e precisão

Janine explica que o dinamismo do mercado exige dos empreendedores tomadas de decisão rápidas e corretas.”Os projetos personalizados são preparados no mesmo dia, sem custo para o possível contratante da pesquisa. Se aprovado, parte-se para o planejamento do campo, desenvolvimento dos instrumentos e realização, que está cada dia mais ágil, em torno de 20 dias na média”, relata.

Diversos métodos de pesquisa presentes no mercado hoje são eficazes e trazem resultados e insights fundamentais para o sucesso da empresa. Na AskNew, para cada tipo de organização, é aplicado um método diferente, conforme a necessidade, e perfil, público-alvo, entre outros fatores determinantes.

 “Já se foi o tempo em que as pesquisas eram demoradas e caras, elas podem e devem participar da rotina de decisões das empresas, mas não apenas em tempos de planejamento estratégico”, finaliza a especialista em marketing e diretora da AskNew, Janine Kuroski.


Letiele R. Paycorich
Presse Comunicação Empresarial

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