banner
Blumenau

Médio Vale – Polícia Militar realiza operação de massificação de polícia ostensiva

operação de massificação de polícia ostensiva-04A fim de ampliar as ações preventivas, a Polícia Militar realizou nesta sexta-feira uma operação nas cidades de Indaial, Timbó e Pomerode. A operação contou com a participação de policiais militares dos três municípios e teve apoio de policiais do Pelotão de Patrulhamento Tático, da ROCAM (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas) e do Canil de Blumenau. Em Timbó, a operação contou também com a participação da Polícia Militar Rodoviária e do DEMUTRAN. Houve ainda a colaboração do helicóptero Águia da Polícia Militar, que realizou o apoio aéreo às guarnições que atuavam por terra.

Durante a operação, foram realizadas inúmeras abordagens a pessoas, visando a identificar eventuais envolvidos com atos ilícitos. Diversas das pessoas abordadas ao longo da operação possuíam antecedentes criminais.

Como parte das ações desenvolvidas, por volta das 16h30min, uma guarnição policial realizou a abordagem de um elemento em atitude suspeita que transitava pela Rua Blumenau. Foi realizada busca pessoal no cidadão, sendo que com ele foram encontradas uma pedra de crack e uma certa quantia de maconha. Ao ser questionado sobre a origem do entorpecente, o homem admitiu ter comprado de um indivíduo, vulgo Índio, que reside no Beco Tamarindo, no Bairro dos Estados. Diante desta informação, as guarnições foram até o local e abordaram o autor dos fatos fora da residência, sendo que com ele havia a quantia de R$ 127,00. O homem então franqueou a entrada na residência à Polícia Militar, sendo que o cão de faro Apollo do Canil de Blumenau localizou em um rasgo no sofá 06 pedras de crack e uma porção de maconha. O homem então admitiu a traficância e foi conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Para o usuário abordado na Rua Blumenau foi lavrado um termo circunstanciado pela posse do entorpecente para consumo.

Ainda como parte da operação, duas boates localizadas na cidade foram vistoriadas e seus frequentadores foram abordados, sendo constatado que uma das boates não possuía qualquer alvará para funcionamento, sendo determinado o encerramento das atividades.

Também foram realizadas ações de fiscalização de trânsito durante a operação, sendo que ao todo 42 autos de infração foram lavrados, sendo removidos 12 veículos que apresentavam licenciamento atrasado. Foram presos nesta fiscalização dois condutores que dirigiam sob influência de álcool. Um deles conduzia uma motocicleta CG TITAN de placa OTQ 9836, sendo que estava em visível estado de embriaguez e foi submetido ao teste do bafômetro, tendo como resultado 0,57 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. O outro indivíduo conduzia o veículo VW Gol placas CEZ1901 e também estava visivelmente embriagado, sendo submetido ao teste do bafômetro que apresentou como resultado 0,47 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Ambos os condutores receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia.

Ao longo da operação, diversas pessoas receberam e difundiram pelas redes sociais, principalmente através do aplicativo de mensagens WhatsApp, a informação de que havia ocorrido uma fuga de detentos do Presídio Regional de Blumenau e que estes fugitivos teriam vindo para a região de Timbó, Indaial e Pomerode e, por tal razão o helicóptero da PM estaria realizando sobrevoos na área. Tal informação NÃO PROCEDE. 

Boletim Polícia Militar de Timbó

Topo