Prefeito André Moser assina decreto sobre ações preventivas do Coronavírus (Covid-19) em Indaial

Prefeito André Moser assina decreto sobre ações preventivas do Coronavírus (Covid-19) em Indaial

16 de março de 2020 Off Por Redação

Na manhã desta segunda-feira, 16, o prefeito André Moser assinou o Decreto Municipal nº 2110/2020 sobre as ações de prevenção e informação do Coronavírus (Covid-19), que vem preocupando o mundo inteiro. Até o momento, Indaial não possui nenhum caso suspeito ou confirmado da doença na cidade, entretanto o trabalho de prevenção é essencial. A Secretaria de Saúde já organizou as equipes e as medidas que serão feitas para os possíveis atendimentos à comunidade.

Segundo orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, a doença configura emergência em saúde pública de importância internacional. “Já estamos monitorando esta situação há semanas e decidimos colocar em prática os procedimentos. É um assunto sério, porém que não necessita de pânico. Precisamos orientar a comunidade o máximo possível e fazer com que as pessoas se previnam”, disse o secretário de Saúde, Alexandre Dalabrida.

Durante esta manhã, o prefeito realizou uma transmissão ao vivo pelo Facebook, de seu Gabinete, com a presença dos médicos do Hospital Beatriz Ramos, Fernando Lima, diretor-técnico, e Célio Alves dos Santos, geriatra, além do secretário de Saúde, Alexandre, explicando à comunidade sobre a doença, as maneiras de prevenção e o cancelamento dos eventos na cidade.

“Vamos cancelar os eventos do aniversário de Indaial, incluindo o 1° Risoto Solidário em prol ao Hospital Beatriz Ramos, que será adiado para uma data ainda não definida. O importante é evitarmos aglomerações e tomarmos medidas de higienização”, disse o prefeito, André.

Alexandre explica que as pessoas devem evitar o Pronto-Socorro do HBR caso tenham dúvidas sobre os sintomas da doença. “O Ministério da Saúde estima que 90% dos casos de Coronavírus podem ser atendidos nas unidades de saúde. Então, se você apresentar febre e outro sintoma de gripe, procure a unidade de saúde do seu bairro. O Pronto-Socorro é um local de muita circulação e pode piorar a situação. As equipes já estão preparadas para isso”, disse ele.

Ainda na manhã desta segunda também ocorreu uma reunião com as equipes da atenção básica e Vigilância Epidemiológica para orientar as pessoas do comércio sobre o uso do álcool gel e higienização dos locais. “Não sabemos como será daqui para a frente, por isso vamos trabalhar a prevenção de diversas formas e ambientes”, disse o secretário.

“Estamos vivendo um momento de atenção e organização para nos prepararmos para a chegada da doença. Não é necessário o pânico e as aglomerações nos hospitais. Vamos prestar atenção nas informações da Secretaria de Saúde e seguir as orientações dos médicos. O momento agora é focar na prevenção. A administração pública está trabalhando na realização das ações. Cada um pode fazer a sua parte para se prevenir”, disse André.

Campanha de vacinação contra Influenza

A campanha de vacinação contra a Gripe deste ano foi antecipada em um mês – inicia no dia 23 de março, segunda-feira – por decisão do Ministério da Saúde como medida para proteger a população contra a Influenza e facilitar o diagnóstico do Coronavírus, tendo em vista a semelhança dos sintomas entre as doenças. Cabe lembrar que para o Coronavírus ainda não existe vacina.

A partir de 23 de março podem procurar a vacina idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde. A segunda fase, que começa em 16 de abril, será para professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Na terceira etapa, com início em 9 de maio, devem ser imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

Confira as principais ações que a Prefeitura está realizando para a prevenção e organização dos atendimentos à comunidade:

– Cancelamento das atividades com grupos de Melhor Idade;

– Cancelamento dos eventos da programação de Aniversário de Indaial;

– Adiado para data indeterminada o 1° Risoto Solidário em Prol do Hospital Beatriz Ramos;

– Cancelamento da festividade de 25 anos da Feira Livre de Indaial;

– Suspensas temporariamente as atividades de grupos de PAIF, PAEFI, famílias acolhedoras e GRGM (Grupo Reflexivo de Gêneros e Masculinidades), além de visitas a Casas Geriátricas pela Secretaria de Desenvolvimento Social;

– Cancelamento da V Ostergarten – Jardim de Páscoa;

– Suspensas folgas e férias dos profissionais de saúde, assim como viagens e congressos aos servidores públicos;

– Foi elaborado um fluxograma para atendimento nas Unidades de Saúde com o objetivo de atender os casos suspeitos;

– Serão nomeados enfermeira e médico para atender as dúvidas da comunidade através de um telefone de contato que será divulgado nesta semana;

– A orientação é de que a comunidade não procure o Pronto-Socorro caso haja dúvida de sintomas, pois esse é um ambiente de muita circulação. O mais indicado é procurar a unidade de saúde do seu bairro;

– A campanha de vacinação contra a Gripe (Influenza) foi antecipada para o dia 23 de março, conforme orientação do Ministério da Saúde;

– Monitoramento da situação em outras cidades. Troca de informações com outras secretarias;

– Aquisição de mais máscaras e álcool gel para os profissionais da saúde;

– Dúvidas podem ser supridas nas Unidades de Saúde.

 

 


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial