Prefeito André Moser fala sobre o caso de Coronavírus em indaialense

Prefeito André Moser fala sobre o caso de Coronavírus em indaialense

30 de março de 2020 Off Por Redação

Na manhã desta segunda-feira, 30 de março, o prefeito André Moser fez uma transmissão ao vivo pelo Facebook da Prefeitura para falar sobre o caso de Coronavírus em uma indaialense, notificado pelo Governo de Santa Catarina.

Trata-se de uma mulher de 63 anos, moradora do bairro Encano, com histórico de doenças como diabetes e hipertensão. É esposa de um médico que atua no Hospital Santa Isabel, em Blumenau. Começou a apresentar sintomas característicos da doença no dia 21 de março. Realizou o exame em laboratório privado e por conta própria, que se constatou como positivo para Coronavírus. O marido também realizou o exame, porém foi negativo. Estava de quarentena em casa, mas ao apresentar um quadro de piora foi internada neste domingo, 30, na UTI do Hospital Santa Isabel, onde permanece até o momento em estado grave.

O prefeito André explicou que o caso não foi registrado pelo Município porque até a manhã desta segunda, 30, a Vigilância Epidemiológica de Indaial não havia sido notificada sobre o caso. “Como a mulher fez exame em laboratório privado e ela não está internada na cidade, além de não sermos notificados pelo laboratório, não sabíamos do caso”, disse o prefeito.

O secretário de Saúde, Alexandre Dalabrida, complementa: “o resultado do exame feito no laboratório privado foi enviado diretamente ao Estado para contagem no boletim. A partir da confirmação positiva, a Secretaria Estadual verifica a cidade do paciente pelo registro no Cartão Nacional do Sistema de Saúde – no caso desta usuária em Indaial – e não necessariamente pela Vigilância Municipal informar o caso ao Estado, até porque nem tínhamos recebido essa informação”.

De acordo com informações da administradora do Hospital Beatriz Ramos, Adriane Ferrari, Indaial não possui nenhuma internação em relação ao Coronavírus. “Atendemos apenas 21 casos no fim de semana de pessoas com questões respiratórias leves. Nada que possa ser considerado suspeito. Sendo assim não temos casos suspeitos da doença na cidade”, disse ela.

O prefeito destacou ainda que a Prefeitura adquiriu com recursos próprios testes para serem feitos em pessoas com suspeita da doença. “Eles devem chegar nesta semana e estarão na Vigilância Epidemiológica. Serão utilizados somente em casos de suspeita, de acordo com os critérios de avaliação”, disse.

Para Adriane, a comunidade ainda não compreendeu a complexidade da situação. “Vejo muitas pessoas na rua, caminhando, passeando, andando em grupos. O assunto é sério e precisamos prezar pela nossa saúde. Por mais estrutura que tenhamos, jamais poderíamos suportar vários casos graves ao mesmo tempo. Por isso, vamos fazer a nossa parte. Lavar bem as mãos e principalmente evitar aglomerações. Temos vários grupos de risco e queremos conter uma situação pior”, disse ela.

“Nossa preocupação é constante, tanto com a saúde da nossa comunidade como com a economia local. Vamos aguardar o decreto do Governo do Estado para seguir as orientações. Não podemos esquecer que quem determina o que pode abrir ou fechar é o Estado, e a Polícia Militar faz a sua parte para o cumprimento da determinação. Peço a todos que tenham paciência e compreensão. Estamos fazendo o possível para conter uma pandemia em nossa cidade e ao mesmo tempo manter a economia. Nossas determinações  são realizadas em conjunto com os demais prefeitos para que possamos fazer as melhores escolhas para nossas cidades”, disse André.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Coordenadoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial