banner
Prefeitura Municipal de Indaial

Prefeito de Indaial apresenta balanço da situação financeira do Hospital Beatriz Ramos

Prefeito de Indaial apresenta balanço da situação financeira do Hospital Beatriz Ramos 1Nesta quarta, 8 de maio, o prefeito de Indaial, André Moser, realizou uma entrevista coletiva com a imprensa no Hospital Beatriz Ramos para apresentar a real situação financeira do HBR. Também estiveram presentes a interventora do Hospital, Adriane Ferrari, e o secretário interino de Saúde, Silvio César da Silva.

Atualmente a dívida consolidada do HBR até o primeiro trimestre de 2019 é de R$17.647.351,53, a maior da história do Hospital. Esse valor é composto, em sua maioria, por dívidas com fornecedores e obrigações trabalhistas e tributárias. Além disso, o HBR apresenta um déficit mensal de aproximadamente R$200 mil, no qual a receita atual não cobre todas as despesas.

Em um levantamento realizado, foi detectado que a taxa de ocupação dos leitos têm decaído nos últimos anos: em 2012 era de 60,36%, em 2017 diminuiu para 34,50%. Os serviços clínicos hospitalares também apresentam recaída. Quanto aos procedimentos cirúrgicos realizados, em 2012 foram de 1.290, esse número recaiu para 924 em 2018. Também diminuiu o número de atendimentos clínicos: em 2012 era de 1.806, em 2018 passou para 1.022.

“Nesse panorama podemos observar que consequentemente ocorreu a diminuição dos valores recebidos no HBR, ou seja, menos receita para ao Hospital, contudo o custo físico e operacional permaneceu”, analisa o prefeito André Moser.

Dessa forma, a meta inicial é estancar o déficit mensal. “Para reverter essa situação montamos um plano de trabalho junto à equipe que visa incrementar a receita do HBR”, comenta Moser.

Entre as medidas estão melhorar o controle de medicamentos e materiais hospitalares, assim como a utilização dos sistemas informatizados; reestruturar o centro cirúrgico para retomar a confiança de atendimento no Hospital junto ao corpo clínico e usuários e consequentemente aumentar a taxa de ocupação dos leitos; reduzir o tempo de espera dos atendimentos do Pronto-Socorro; aumentar o faturamento em convênios e particulares; rever os contratos, muitos realizados verbalmente, e os aluguéis de consultórios.

“Os desafios são muitos, mas queremos retomar a credibilidade do HBR junto à comunidade”, finaliza Moser.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by