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Prefeitura Municipal de Indaial

Prefeitura de Indaial lança Programa de Agricultura Familiar

Prefeitura de Indaial lança Programa de Agricultura Familiar 1A Prefeitura de Indaial promoveu nessa segunda, 22 de abril, no Auditório da Secretaria de Educação, o lançamento do Programa de Agricultura Familiar. Na ocasião foram assinados os contratos com os agricultores da cidade que irão fornecer alimentos para a merenda escolar.

A solenidade contou com a presença do prefeito André Moser, servidores das Secretarias de Educação, Agricultura e Administração, representante da Epagri e familiares dos agricultores.

“É muito gratificante saber que o dinheiro público será usado no incentivo ao produtor local. Isso significa merenda escolar de qualidade disponibilizada às nossas crianças e adolescentes e mais recursos para a cidade, pois os impostos ficarão no próprio Município”, destaca o prefeito André Moser.

Conforme a legislação nacional, de todos os recursos provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 30% deve ser destinado à compra de produtos da agricultura familiar.

A Prefeitura lançou dois editais de chamamento público da agricultura familiar no início de 2019: um de maneira mais ampla, com entrega dos produtos ponto a ponto a cargo dos fornecedores, e outro com entregas a serem realizadas pelo Ciadi. De Indaial, quinze agricultores participaram e foram credenciados a fornecer produtos. Somente com os produtos da agricultura familiar de Indaial deverão ser investidos aproximadamente R$300 mil até o fim do ano.

Isso representa uma grande conquista, pois a maior dificuldade encontrada pelo Município era a aquisição dos produtos alimentares provenientes da agricultura familiar, em especial por agricultores de Indaial.

Para mudar essa realidade, em 2018 a Administração Municipal iniciou um trabalho conjunto entre os atores envolvidos no processo para traçar as estratégias de comunicação e trabalho quanto ao novo projeto da agricultura familiar. Estiveram envolvidos a equipe técnica do Setor de Licitações, Setor de Tributos e Sala do Empreendedor da Secretaria de Administração e Finanças; equipe responsável pelo financeiro da alimentação escolar e nutricionista da Secretaria de Educação; equipe técnica e setor de cadastro da Secretaria de Agricultura. O projeto também contou com apoio da Epagri e do Sebrae.

Foram realizadas reuniões com agricultores da cidade e elencadas informações como: volume de crianças atendidas, consumo de alimentos, cardápio alimentar, estudo da cadeia logística de entrega e reformulação dos editais de chamamento público.

Após conversa com os agricultores observou-se que a maior demanda era referente ao processo logístico de distribuição dos alimentos. Para oportunizar melhores condições de os agricultores participarem do chamamento, como alternativa foi definido que parte dos produtos advindos da agricultura familiar tramitariam pelo Ciadi (Centro Integrado de Armazenagem e Distribuição de Indaial), neutralizando assim a principal demanda elencada pelos agricultores de Indaial: a dificuldade de entrega dos produtos ponto a ponto.

“O fato de a Administração contar com um Almoxarifado Central contribuiu muito para viabilizar esse projeto. Paralelamente, a Secretaria de Administração adequou os equipamentos e instalações no Ciadi para regular a tramitação dos produtos”, comenta o secretário de Administração e Finanças, Silvio César da Silva.

O Setor de Licitações e a Sala do Empreendedor auxiliaram os agricultores de Indaial na elaboração documental e comprovação de regularidade fiscal para participação no chamamento público. “A sinergia entre todos os setores foi fundamental para viabilizarmos esse novo projeto”, acrescenta Silvio.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial

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