banner
CIMVI

Primeira palestra do projeto ‘Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu’ tem data marcada

Primeira palestra do projeto 'Vale Muito - Maravilhas do Vale Europeu' tem data marcada 1

Foto: Richard Ferrari

Na terça-feira (09) aconteceu no CIMVI uma das primeiras reuniões da equipe do projeto de conscientização turísticas nas escolas ‘Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu’ em 2019. O programa, iniciativa do setor de Turismo, Esporte e Cultura do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), foi aplicado em 2018 na cidade e Timbó e neste acho chega a mais 11 cidades: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Pomerode, Rio dos Cedros e Rodeio.

Participaram da reunião a gestora de Turismo, Esporte e Cultura do CIMVI, Arlete Regilene Scoz, a presidente do Conselho intermunicipal de Cultura, Cintia Panini, o assessor pedagógico do Parque Girassol, Cristiano Moreira, a turismóloga Érica de Paula Alves e Rafael Ciquella, da empresa Raízes do Brasil Consultoria, além da publicitária Telma Gadotti, da empresa Ultra Comunicação e Marketing, responsável pela gestão do projeto.

Entre vários temas na pauta desta reunião, um deles foi o agendamento das primeiras palestras do projeto. Cada escola participante receberá uma palestra com o tema ‘Turismo e Sustentabilidade, Vale muito aprender’, que será aplicada pela turismóloga Érica de Paula Alves. A primeira cidade que receberá as palestras será Indaial, com dois eventos no dia 22 de abril. No período matutino, a primeira palestra será aplicada na Escola Básica Municipal Profª Anna Alves Dias, às 9h30. A tarde, às 13h30, é a vez da escola Escola Básica Municipal Profª Ana Lúcia Hiendlmayer receber o evento.

Essa palestra terá, aproximadamente, 2 horas de duração com a explanação do tema, jogos educativos com os estudantes e, ao final, a entrega da cartilha do aluno para inicio dos trabalhos em sala de aula.

O projeto tem como objetivo principal despertar e influenciar os canais educativos de informação sobre História, Cultura Local e Sustentabilidade. Isso será buscado abrangendo quatro temas: Consciência de Turismo, Consciência Ecológica, Sustentabilidade e História, Tradições e Cultura Local. Ele será aplicado, prioritariamente, com os 4º anos das escolas. Algumas cidades, por opção, irão colocar o projeto também em outras turmas. Serão, aproximadamente, 6.632 alunos impactados.


Richard Ferrari
Comunicação – CIMVI

Topo