banner
CIMVI

Primeiras palestras do programa ‘Vale Muito’ acontecem em Indaial

Primeiras palestras do programa ‘Vale Muito’ acontecem em Indaial 1Na última segunda-feira (22/04), aconteceu, em Indaial, o primeiro dia de Palestras do projeto de conscientização turísticas nas escolas ‘Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu’ em 2019. A Escola Básica Municipal Ana Lucia Hiendelmayer e a Escola Básica Municipal Profª Anna Alves Dias receberam as palestras que abriram os trabalhos do projeto neste novo ano.

Em Indaial, o projeto ficará sendo desenvolvido até o mês de maio e abrangerá cerca de 900 alunos, todos estudantes dos 4º anos das escolas municipais, estaduais e particulares. O coordenador de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo de Indaial, Matusalém Barcelos Machado, e a técnica de turismo da prefeitura de Indaial, Telma Fusinato, acompanharam a abertura da primeira palestra.  Telma falou um pouco sobre a importância desse projeto para o desenvolvimento turístico da cidade. “Ele é fundamental para despertar a consciência turística da região. Se a criança não conhece o que tem onde ela vive, ela não ama e não respeita. Por isso esse projeto é fundamental, para despertar o conhecer e o transmitir informações sobre o Vale Europeu para amigos e família”.

A gestora de serviços do Setor de Cultura, Esporte e Turismo do CIMVI, Arlete Regilene Scoz, segue o pensamento de Telma, levando o conceito do projeto para toda a nossa região, onde o turismo se coloca, a cada dia, como um forte setor econômico. “O Vale Muito é importante para levar o conhecimento, principalmente a comunidade escolar, mas também para a sociedade de todas as cidades e despertar o valor do turismo, tanto econômico como de desenvolvimento sociocultural, para que as cidades e a comunidade esteja preparada para a recepção dos turistas, percebendo-se como um dos atores principais desse receptivo. Para vender turismo, primeiro o cidadão precisa conhecer o que existe em seu município” – explicou Arlete.

Ao final do dia de palestras nas escolas indaialenses, a técnica de turismo comentou que a avaliação do primeiro dia foi muito positiva. “As palestras superaram nossas expectativas quanto a participação das crianças e o conhecimento delas sobre o turismo não só de Indaial, mas de toda a região” – afirmou Telma.

O projeto tem como objetivo principal despertar e influenciar os canais educativos de informação sobre História, Cultura Local e Sustentabilidade. Isso será buscado abrangendo quatro temas: Consciência de Turismo, Consciência Ecológica, Sustentabilidade e História, Tradições e Cultura Local. Ele será aplicado, prioritariamente, com os 4º anos das escolas. Algumas cidades, por opção, irão colocar o projeto também em outras turmas. Serão, aproximadamente, 6.632 alunos impactados.

 


Comunicação – CIMVI

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by