Primeiro case do Mais Pelo Jornalismo: conheça o São Marcos Online e seus resultados

Primeiro case do Mais Pelo Jornalismo: conheça o São Marcos Online e seus resultados

Setembro 8, 2025 0 Por Redação

 

 

Por: I’Max

Clientes do I’Max, comemorem: vocês já estão revitalizando o jornalismo local!

Olá, pessoal! Recentemente, o I’Max lançou uma campanha, que vem embalada com uma frase-símbolo da nossa trajetória: ninguém cresce sozinho. Foi assim lá no começo; é assim hoje. Um dos nossos compromissos é fazer o cliente prosperar; fazer todo o ambiente da comunicação prosperar. Isso inclui o Mais pelo Jornalismo, nosso programa para alavancar o jornalismo local. Já temos alguns resultados para falar sobre o primeiro projeto do MPJ: o São Marcos Online. Por que vai interessar ao cliente I’Max? É simples: você também está financiando o projeto!

Confira nossa campanha “Ninguém cresce sozinho”.

💎 Destaques da News

🌟 O primeiro veículo publicado da rede Mais Pelo Jornalismo

🙈 O que está por trás dos primeiros resultados do São Marcos Online

🤝 Como  e por que cada cliente I’Max deve celebrar o MPJ

🙋 Quem são os CEOs que melhor se comunicam com os jornalistas?

🎥 Série documental explora os impactos da cobertura midiática em um julgamento

📢 Quem disse

“Numa das reuniões de brainstorm, já cansada, deixei minha mente viajar. Lembrei-me de um episódio marcante: o evento Papo de Jornalistas, em julho, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, promovido pela ACI. Fui convidada a falar sobre o Mais Pelo Jornalismo: nosso querido programa sem fins lucrativos. Na plateia, o Rodrigo Lóssio, CEO da Dialetto e cliente do I’Max, lançou uma provocação direta: “O MPJ tem um custo nitidamente alto. Quem paga por isso? Respondi sem hesitar: ‘Você. Porque o I’Max escolheu lucrar um pouco menos hoje para apostar no futuro do jornalismo’.”

Fernanda Lara, CEO do I’Max, que neste post explica o conceito e o contexto da nova campanha do I’Max

🏆 O primeiro case do MPJ: São Marcos Online

Eis que em plena quinta-feira abarrotada de trabalho, abrimos a comunidade do MPJ no WhatsApp e tem um post do Angelo Batecini, publisher do São Marcos Online, mídia local da pequena São Marcos, cidade de 22 mil habitantes na Serra Gaúcha.

Conteúdo do artigo

Em um dia apenas, ele conseguiu com que 2,5 mil usuários únicos acessassem seu site, o que equivale a mais de 10% da população de sua cidade. Há mais de um ano, ele não conseguia resultado semelhante. Em pouco menos de 2 meses após a migração do seu site para o Mais Pelo Jornalismo, a performance diante dos motores de busca está bem melhor.

O MPJ é um programa lançado pelo I’Max, sem fins lucrativos, que se destina a entregar infraestrutura tecnológica gratuita a 1.000 mídias locais, regionais e segmentadas. É um projeto ambicioso porque é ultrapersonalizado, lida com realidades diferentes, projetos iniciantes e outros já consolidados. É um socorro emergencial e também o movimento de redepara que, além do suporte técnico, possamos discutir juntos novas formas de monetização.

É preciso lembrar ainda a cada cliente do I’Max que o dinheiro investido no MPJ é parte do que cada um paga pelo uso da plataforma de mailing de imprensa e também de outros produtos e serviços oferecidos pela empresa. Ou seja, cada cliente I’Max também é responsável pelo sucesso do Angelo. Portanto, orgulhe-se: você está mudando a realidade de São Marcos.

Já vamos falar mais sobre o que fizemos, junto ao Angelo, para garantir os bons resultados. Mas antes vamos conhecer mais da história dele.

📰 O São Marcos Online

Angelo Batecini vem de uma família humilde e trabalha desde os 14 anos. Começou numa metalúrgica, mas logo se apaixonou pelo rádio. Fez um curso técnico de locutor e passou a fazer trabalhos em rádio local, mais voltados à publicidade. Foram muitas idas e vindas até conseguir ficar integralmente dedicado ao site que criou. Sua parceira de vida e de trabalho, Liliane, completa a equipe. Ele conta com estagiário, colunistas e outras parcerias para ter sempre conteúdo novo no site São Marcos Online.

Aposta em um mix de produtos e serviços para manter as contas em dia. Metade do seu faturamento vem de publicidade que o site prospecta. Depois disso, a cobertura patrocinada de eventos ocupa o segundo lugar no faturamento. Também faz lives commerce e edição de vídeos para terceiros. Usa as redes sociais como principal rede de distribuição das notícias.

Agora, com uma parceria via MPJ, começou o trabalho de monetização com o Google. “Dentro dessa jornada de 15 anos, o MPJ foi a melhor coisa que nos aconteceu por tudo o que já trouxe em um curto espaço de tempo”, disse. Opa! Caiu um cisco aqui no nosso olho.

➡️ Vale a pena conhecer a trajetória do Angelo Batecini

🎯 Por trás dos resultados do São Marcos

Um projeto jornalístico digital bem-sucedido precisa de um mix de estratégias editoriais, comerciais e tecnológicas. De um site com boa performance e seguro aos canais de distribuição, passando por relacionamento com a sua comunidade de leitores e anunciantes.

E estamos em um momento bem complexo de financiamento do jornalismo, como já é de conhecimento de todos.

Fernanda Lara resumiu os processos e as mudanças feitas em conjunto com o publisher do São Marcos para chegar a resultados mais expressivos.

✔️ Recategorização de notícias: mais de 14 mil conteúdos previamente existentes no São Marcos foram migrados para o novo site construído pelo MPJ. As notícias foram recategorizadas. Um trabalho importantíssimo para realinhar o site às mudanças dos algoritmos nos últimos tempos. “Classificar as notícias com mil tags ou usar tags como “geral”, “destaques”, etc, mata o site. Para algoritmo, temos que falar: aqui você vai encontrar só banana, aqui você vai encontrar só laranja. Quando o robô acha um abacaxi onde eu disse que só teria banana ele começa a punir o site”, explica Fernanda, de maneira didática.

Também é necessário usar bem o sitemap. Se o site informa no sitemap que vai trazer determinada informação e deixa a categoria parada, isso também polui o resultado.

✔️ Rede Social forte: boa parte do tráfego do São Marcos Online ainda vem de links no facebook. Ou seja, no caso dos leitores dele, funciona. Essa é uma métrica que precisa ser individualizada, levando em consideração o perfil de leitores e da cidade.

✔️ Busca no Google: 80% das buscas do São Marcos é pelo nome da mídia, o que comprova um trabalho de identificação forte do veículo com a cidade.

✔️Mudança de conteúdo: Angelo Batecini vem mudando seu padrão de matérias, enriquecendo o conteúdo com matérias mais completas e plurais, adicionando mais personagens. Conteúdos frescos, que não apenas repliquem o noticiário nacional com matérias declaratórias. Personagens são vetores importantes de distribuição de notícias.

✔️ Assertividade no Google: Com metade de impressões no Google, conseguimos garantir a mesma quantidade de cliques que ele tinha há um ano. Com uma categorização mais assertiva, entregando exatamente o que promete, cai a quantidade de impressões, mas aumenta a assertividade do clique. E isso começa a trazer um leitor com mais chances de fidelizar. Agora, é pensar em estratégias de fidelização.

✔️ Publicidade programática: O São Marcos Online não recebia publicidade programática no Google. Após uma parceria conquistada via MPJ com uma empresa especializada, os anúncios já começaram a aparecer, mas de uma forma estratégica sem poluição visual no portal e no mobile e sem banners cobrindo as publicidades orgânicas do São Marcos.

💡 Por que o São Marcos importa para as agências

⏩ Porque é mais um veículo dentro da plataforma do mailing de imprensa;

⏩ Porque o jornalismo local vivo traz oportunidades de divulgação e de conexão com a comunidade. E isso traz resultados reais para as marcas;

⏩ Porque, ao ajudar a financiar o jornalismo, agregam valor na escolha de fornecedores, conectando um contrato de prestação de serviços a um propósito maior.

🐾 Passo a passo: assim é o MPJ

O São Marcos Online foi um projeto piloto. Todos os dias são feitos ajustes em nossos sistemas para adequá-los às necessidades dos publishers. Refizemos todo o nosso publicador. Estamos apresentando os publishers ao mercado; construindo novas conexões com entidades e marcas que possam gerar ganhos reais aos sites, tanto em verbas publicitárias quanto em conhecimento. Nossa programação inclui ferramentas de publicidade legal, de publicidade programática própria, de licenciamento de conteúdo. São muitas as frentes de atuação e os desafios, mas aos poucos vamos construindo uma nova história para o jornalismo local.

Outros projetos já estão sendo migrados. Quatro já estão publicados. Ainda falaremos mais sobre eles. Em breve, nossa infraestrutura estará ajustada para iniciarmos a publicação de 25 sites por semana.


O PORTAL TIMBÓ NET, QUE INTEGRA O PROJETO MPJ – MAIS PELO JORNALISMO, ANUNCIA NOVIDADES EM BREVE.