banner
Saúde

Profissionais celebram o Dia Nacional do Dentista em 25 de outubro

A data reforça a importância da categoria, responsável pela saúde bucal dos pacientes. Em Santa Catarina, estima-se que existam mais de 12.000 profissionais atuando

Profissionais celebram o Dia Nacional do Dentista em 25 de outubro 1O trabalho desenvolvido pelos dentistas (cirurgiões-dentistas ou odontólogos) é fundamental para a saúde das pessoas. Isso porque grande parte dos problemas inicia na boca. Para reforçar a importância e valorizar ainda mais a profissão, neste dia 25 de outubro se comemora o Dia Nacional do Dentista. Cerca de 240 mil profissionais trabalham neste ramo no Brasil, que se divide em diversas especialidades, como a ortodontia, implantodontia, odontopediatria e a endodontia, por exemplo.

Em Santa Catarina, a Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR-SC) também celebra a data. Conforme a associação, estima-se que cerca de 12 mil profissionais atuam no estado, promovendo a saúde do paciente em primeiro lugar. Conforme o presidente da associação, Gustavo Zanardi, o trabalho do dentista deve ser realizado em parceria com os seus pacientes.

“É importante que a população encontre um profissional de confiança a partir da sua formação, conduta, caráter e ética e valorize o seu trabalho. Além disso, o cuidado com os dentes e a boca vai muito além de comparecer ao consultório no tempo determinado para controles periódicos, mas também inclui recomendações de higiene bucal e cuidados transmitidos em cada consulta”, completa.

Independente da área de atuação, o papel do dentista vai muito além de cuidar da saúde da boca dos pacientes. Os cirurgiões-dentistas possuem a capacidade de elevar a autoestima dos pacientes e impactar de forma positiva a vida das pessoas, com resultados imensuráveis. “Além da estética, devemos buscar devolver a função para os nossos pacientes, como mastigar, por exemplo, e existem também muitas responsabilidades legais, profissionais e éticas, que devem ser seguidas”, completa o presidente.

Já em relação ao tempo entre cada consulta, cada caso irá depender da situação do paciente. Normalmente é indicado que se faça uma visita ao dentista pelo menos a cada seis meses. Caso essas consultas de rotina não ocorram, podem vir a aparecer doenças como cárie, doença periodontal, entre outras. Mas isso não é uma regra e depende muito de cada paciente.

Além disso, vale reforçar que a saúde da boca se constrói em casa. Por isso é fundamental que as pessoas realizem diariamente uma correta higiene bucal, com o uso da escova de dentes com cercas macias ou extra-macias, fio dental e enxaguante bucal (sem álcool).

Saiba mais sobre a ABOR-SC

A Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial de Santa Catarina (ABOR-SC) é uma entidade estadual filiada à Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR), que age de forma nacional. Os associados ABOR-SC são ortodontistas profissionais e reconhecidos em sua área. Além de gerenciar a ação dos ortodontistas no estado, a ABOR-SC também oferece informações e conhecimentos atualizados da ortodontia através de atividades específicas para os especialistas.

Quer saber mais sobre a ABOR? Através do site da instituição é possível encontrar uma listagem de todos os profissionais ortodontistas associados em Santa Catarina. Para um tratamento com segurança, basta conferir os especialistas disponíveis em cada cidade: https://abor.org.br/sc


Joana Gall
Buriti Jornalistas Associados

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by