banner
Blumenau

Projeto de contação de histórias chega a escolas isoladas de Blumenau a partir do mês de maio

O projeto Histórias Fora da Caixa é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, referente ao Edital n. 005/2017 do Prêmio Herbert Holetz

 

Projeto da contação Histórias Fora da Caixa
Foto: Sabrina Marthendal

Teatro e literatura, histórias infantis, encantamento e afeto. A partir do mês de maio, alunos e professores de seis escolas municipais de Blumenau, sendo quatro isoladas – receberão o projeto Histórias Fora da Caixa, da Virarte Produções Artísticas. No dia 14 de maio, a contação ocorre na EIM Willy Muller; no dia 21 de maio, na EIM Euclides Castro; no dia 24 de maio, na EIM Dr. Blumenau; no dia 28 de maio, na EIM Alves Ramos; no dia 31 de maio, na EM Conselheiro Mafra e no dia 4 de junho a contação ocorre na EM Erich Klabunde. As ações são gratuitas e fazem parte do projeto Histórias Fora da Caixa, de Daniela Farias, e são patrocinadas pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, referente ao Edital n. 005/2017 do Prêmio Herbert Holetz.

O projeto conta com duas apresentações em cada escola, contemplando as crianças do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, de 06 a 10 anos, e também com oficinas de jogos teatrais para sala de aula, que serão realizadas com os professores de cada unidade. “As apresentações serão realizadas dentro de uma sala de aula onde o espaço é res-significado. As crianças encontrarão a sua espera a personagem Margarida e sua caixa mágica de guardar histórias. Será um momento de arte, cultura e encantamento”, explica a produtora da contação Daniela Farias, à frente da Virarte Produções Artísticas.

A personagem Margarida é apresentada-representada pela atriz, diretora de teatro e arte-educadora Natália Curioletti. Natália nasceu em Concórdia, Santa Catarina, mora em Blumenau desde 2003 e trabalha com teatro desde a chegada ao município. É bacharelada em Artes Cênicas (2006), possui Licenciatura em Teatro (2007), pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), e é especialista em Encenação Teatral pelo Instituto Gene (2009). “Margarida é uma personagem apaixonada por livros e histórias e instiga as crianças a buscarem a literatura como fonte de diversão e conhecimento. Todo o trabalho é pensado para envolver as crianças no mundo mágico e encantado da literatura e das histórias infantis, promovendo o acolhimento e o afeto, criando um ambiente tranquilo e agradável para que a história emerja do livro para o imaginário de cada participante”, esclarece Natália. “Contar e ouvir histórias faz parte de um comportamento humano ancestral, através do qual construímos valores, identidade cultural e afetos. O projeto Histórias Fora da Caixa nasceu com esse intuito de unir teatro e literatura, resgatando e valorizando o ato de ler histórias para as crianças. Ele é simples, e o simples importa”, complementa a atriz.

A Virarte Produções Artísticas surgiu em Blumenau, em outubro de 2014, e tem por objetivo levar arte para a comunidade, com foco maior em escolas públicas. “Era um desejo da produtora montar um projeto que chegasse às escolas isoladas, como empresa e como profissionais da cultura estamos felizes por este sonho se tornar realidade”, afirma Daniela.

SINOPSE DA CONTAÇÃO HISTÓRIAS FORA DA CAIXA
Margarida é uma personagem que adora ler e tem o sonho de conhecer todas as histórias do mundo. E de tanto sonhar ela recebe a visita de uma fada-correio que lhe torna guardiã de uma “Caixa mágica de guardar histórias”. Para abrir a caixa ela deve encontrar as crianças que tenham o poder da imaginação muito forte, capazes de abrir a caixa e só assim é que os livros aparecem dentro da caixa para que a leitura-literatura seja compartilhada.

“A reação das crianças sendo cúmplices nesse jogo de brincadeira e fantasia é o que nos alimenta e nos impulsiona a trabalhar com arte destinada aos pequenos. Eles são gigantes na capacidade de troca de afeto e estão ávidos por descobrir o mundo e aprender coisas novas. Acredito que nós produtores temos que garantir o direito das crianças de ter acesso a arte, e que esse é um trabalho que precisa ser feito com cuidado e respeito à infância”, reforça Natália. “A caixa mágica foi construída por uma fada, por isso não podemos revelar como ela foi feita. Só consultando a fada mesmo, e ela não tem e-mail, nem telefone e muito menos whatsapp”, acrescenta com bom-humor a atriz.

Acompanhe as novidades do projeto pelo www.instagram.com/historiasforada.caixa

OFICINA DE TEATRO PARA PROFESSORES
Como contrapartida social, de 25 de maio a 20 de agosto, os professores das seis escolas isoladas receberão a oficina de teatro gratuita, ministrado por Natália Curioletti.

PROGRAMAÇÃO CONTAÇÃO HISTÓRIAS FORA DA CAIXA
14 de maio, às 10h30 e às 13h, na EIM Willy Muller
21 de maio, às 10h e às 13h, na EIM Euclides Castro
24 de maio, às 10h e às 13h, na EIM Dr. Blumenau
28 de maio, às 10h e às 13h, na EIM Alves Ramos
31 de maio, às 10h15 e às 13h15, na EM Conselheiro Mafra
04 de junho, às 10h45 e às 13h15, na EM Erich Klabunde
Gratuito e fechado para alunos das instituições citadas.

PROGRAMAÇÃO DA OFICINA DE TEATRO PARA PROFESSORES
04 de maio, às 8h, na EM Conselheiro Mafra
25 de maio, às 8h, na EIM Willy Muller
28 de maio, às 17h, na EIM Alves Ramos
19 de agosto, às 13h30, na EMB Erich Klabunde
19 de agosto, às 7h30, na EIM Dr. Blumenau
20 de agosto, às 7h30, na EIM Euclides Castro
20 de agosto, às 13h30, na EMB Erich Klabunde
Gratuita e fechada para professores das instituições citadas.

 

 


Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by