banner
Destaques

Projeto do executivo prevê equipe multidisciplinar para acompanhar o autismo nas escolas

O prefeito de Timbó, Jorge Kruger , a pedido da Secretaria Municipal de Educação, analisa a formatação de um Projeto de Lei, para a criação de uma equipe multidisciplinar com foco no autismo e demais transtornos globais de desenvolvimento.

De acordo com o projeto, esta equipe multidisciplinar será formada por um pedagogo com especialização em educação especial, um psicopedagogo, um psicólogo e um fonoaudiólogo. Eles irão assessorar os professores e coordenadores da rede pública municipal de ensino no atendimento aos alunos portadores de transtornos.

Por sua vez, nas escolas municipais, serão criadas salas multifuncionais com equipamentos especiais para atender os alunos no contraturno, com atividades extracurriculares. A coordenação dessas salas de AEE – Assistência de Educação Especial, descreve o projeto, ficará sob a coordenação de um professor, especialmente contratado. Atualmente, Timbó possui 41 alunos autistas em sua rede municipal de ensino (16 na educação infantil e 25 no ensino fundamental).

Seminário sobre o Autismo

Na próxima quarta-feira, dia 25, professores, direção, coordenação de educação, o secretário de Educação, Alfroh Postai e o prefeito, Jorge Kruger, participarão do 1º Seminário de Sensibilização do Autismo, na Uniasselvi, em Blumenau. O objetivo e ampliar o conhecimento para entender melhor o autismo, bem como os demais transtornos globais de desenvolvimento.

O secretário Alfroh Postai lembrou que ano passado Timbó também realizou o seu primeiro seminário sobre o autismo, também no campus da Uniasselvi, mas de Indaial. “O evento foi um sucesso e ele veio de encontro com o que temos como proposta para a nossa educação, ou seja, a inclusão escolar, o aperfeiçoamento de nossos professores e a proximidade entre família e escola”, disse o secretário naquela oportunidade.

Postai lembrou ainda que neste mês de abril a iluminação externa do prédio da Secretaria Municipal de Educação está decorado com a cor azul, alusivo ao mês do autismo. “Quem passa à noite no Centro pode contemplar essa homenagem, com as luzes azuis refletidas na parede, além de apreciar todo complexo da Ponte do Binário Central”, destacou.

Parcerias

Recentemente o prefeito de Timbó, Jorge Kruger, firmou uma parceria com um grupo de mães, para levar às escolas municiais formação continuada. Encabeçado por Juliana Lanser Mayer, que também é presidente do grupo “AutismoS” e mentora dos seminários realizados na Uniasselvi, o objetivo desta parceria é o de informar os professores e aprofundá-los no mundo das crianças autistas, bem como a possibilidade da realização de oficinas nas escolas, tudo de forma voluntária.

Para o prefeito de Timbó Jorge Kruger, a importância de estabelecer essa parceria, como outras tantas que vêm sendo realizadas na educação, está em conformidade com o seu programa de governo. “Ressaltamos em nosso programa de governo que a educação teria um olhar diferenciado e estamos cumprindo com o compromisso que assumimos”, salientou o prefeito.

 


Assessor: Sócrates Prado
Foto: Divulgação

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by