banner
Outros

Projeto inédito e gratuito em Santa Catarina capacita treinadores de tênis

Winner tem foco no fortalecimento do esporte na categoria infantojuvenil. Profissionais de sete cidades integram a ação

Projeto inédito e gratuito em Santa Catarina capacita treinadores de tênis 1

Foto: Luiz Cândido

Possibilitar a atualização de treinadores, criar redes de aprendizagem, troca entre os profissionais e, principalmente, fortalecer e incentivar a prática do tênis, são os objetivos que norteiam o Projeto Winner. Realizado pela Federação Catarinense de Tênis (FCT), juntamente com o Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (Nuppe-UFSC), o trabalho tem foco no infantojuvenil e é totalmente gratuito.

De acordo com o coordenador da ação, Luiz Peniza, serão realizados encontros mensais por meio de uma plataforma digital, onde além do compartilhamento de informações entre os integrantes, serão abordados temas específicos para discussão em grupo. “Teremos a participação de 15 treinadores de sete cidades do estado, que foram selecionados de acordo com critérios pré-estabelecidos”, explica.

A ideia, segundo ele, é que a capacitação aconteça de forma permanente. Para isso, as reuniões acontecerão sempre na segunda quinzena do mês, com duas horas de duração. A primeira será no dia 27 de março. “Para trazer mais eficácia para o projeto, fizemos uma entrevista prévia e individual com cada um dos selecionados para identificar o perfil e adequar os temas trabalhados com a necessidade dos participantes”, diz.

Para o presidente da FCT, Alexandre Farias, o potencial dos jovens tenistas do estado é muito grande. “Queremos não só incentivar a prática desses talentos, como mostrar que o tênis, quando bem trabalhado, pode abrir portas e transformar os sonhos dos pequenos atletas em realidade. E o treinador é a peça fundamental para que isso aconteça”, destaca.

O primeiro tema a ser discutido será desenvolvimento a longo prazo. “A ansiedade para conquistar um lugar de destaque dos jovens e crianças de hoje em dia pode atrapalhar a carreira. É preciso traçar uma meta e colher os resultados aos poucos, para que não haja frustração. O desenvolvimento físico e psicológico devem andar juntos e vamos discutir as ferramentas para isso”, complementa Peniza.

Sobre a FCT
Responsável pela realização de eventos que disseminam informações sobre o esporte e incentivam a prática da modalidade no estado, a Federação Catarinense de Tênis (FCT) completa 65 anos em 2019. Só em 2018, foram realizados pela entidade 24 eventos em nove municípios catarinenses, além de apoio a outras dezenas de programações.

A FCT também atua socialmente através do programa Transformando pelo Tênis, que atende, de março a novembro, crianças de 9 a 12 anos. Elas recebem aulas de inglês, reforço escolar e de tênis de forma gratuita. Em 2018, a ação teve o patrocínio dos Correios.

 


Nádia Fontes

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by