
Projeto ‘Ouvir é Cuidar’ é implantado nas unidades de saúde de Pomerode
Outubro 1, 2025
Iniciativa amplia a participação social e garante escuta ativa das experiências de atendimento na rede municipal de saúde
A Prefeitura de Pomerode, por meio da Secretaria de Transparência, Controle e Integridade Pública e Secretaria de Saúde, lança no dia 01 de outubro de 2025 o projeto “Ouvir é Cuidar”, que será implantado em 100% das Unidades de Saúde Familiar (USF) do município. A iniciativa cria um canal direto de escuta da população com a Ouvidoria, por meio de cartazes fixados nas unidades contendo QR Code, número de WhatsApp e número de telefone fixo da Ouvidoria.
O objetivo é ampliar os mecanismos de participação social, registrar manifestações dos usuários de forma sigilosa e transformar essas informações em subsídios para a melhoria contínua dos serviços prestados.
Objetivos do projeto
O “Ouvir é Cuidar” busca:
- Melhorar a qualidade do atendimento nas unidades de saúde;
- Incentivar cordialidade, respeito e empatia no contato entre servidores e cidadãos;
- Garantir canais ágeis, acessíveis e sigilosos de participação social;
- Monitorar e avaliar continuamente os relatos recebidos;
- Orientar e capacitar servidores quando necessário;
Como funcionará
Nas USF, os usuários terão acesso a cartazes com QR Code, contato de WhatsApp e número do telefone fixo da Ouvidoria. Ao enviar sua manifestação, o cidadão terá garantia de sigilo e escuta ativa.
Fortalecimento da gestão da saúde
O projeto alia baixo custo e alto retorno, ao mesmo tempo em que amplia a transparência e fortalece a gestão da Secretaria de Saúde. Ao aproximar usuários e a Prefeitura Municipal, promove a melhoria da qualidade dos serviços e contribui para uma relação mais participativa e satisfatória com a comunidade.
Serviço
- Projeto: Ouvir é Cuidar
- Implantação: 01 de outubro de 2025
- Abrangência: 100% das Unidades de Saúde Familiar (USF)
- Canais: Cartazes serão colocados na recepção das (USF), com QR Code, contato de WhatsApp (47) 99213-5453 e número de telefone (47) 3387-7234 da Ouvidoria da Prefeitura de Pomerode.

















