banner
Política

Projeto proíbe fumar dentro de carro com crianças, adolescentes ou gestantes

criancas-fumaca-cigarroAcender um cigarro dentro do carro na companhia de crianças, adolescentes ou gestantes pode estar com os dias contados. A Câmara dos Deputados está discutindo o projeto do deputado federal Jorginho Mello (PR) que proíbe fumar dentro do veículo. “O fumante não está botando apenas a sua saúde em risco, mas também de quem está ao seu redor”, justifica Mello.

Para o parlamentar, proibir o fumo dentro do carro complementa a lei que restringe o uso em ambientes de uso coletivo, como halls e corredores de condomínios, restaurantes e bares. “Quanto mais inconveniente for o ato de fumar, mais gente vai largar o hábito. E menos crianças vão estar expostas ao exemplo do vício”, pensa Jorginho Mello.

De acordo com estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo representa fator de risco para mais de cinquenta outras enfermidades e a mortalidade geral entre os fumantes é duas vezes maior se comparada à dos não fumantes. Segundo a pesquisa, fumar é a maior causa de morte evitável no mundo. Estima-se que, anualmente, duzentas mil pessoas morram devido ao tabagismo apenas no Brasil e 700 milhões de crianças estão expostas à inalação da fumaça do cigarro no mundo.

O ar poluído pela fumaça do cigarro é até mais danosodo que o consumido diretamente pelo fumante, já que nele há o triplo de nicotina e monóxido de carbono e até cinquenta vezes mais substâncias cancerígenas. Isso ocorre, porque a fumaça aspirada pelo fumante passa pelo filtro que há nos cigarros comercializados – o que não acontece com a fumaça liberada diretamente da ponta do cigarro.

Dessa forma, em crianças, o fumo passivo enseja maior frequência de resfriados e infecções no ouvido médio e de doenças respiratórias como pneumonia, bronquites e asmas. Em bebês, aumenta em cinco vezes o risco de morte súbita (Síndrome da Morte Súbita Infantil) e incrementa o risco de doenças pulmonares.

O projeto que proíbe fumar dentro no carro na companhia de crianças, adolescentes ou gestantes está em discussão na Comissão de Seguridade Social e Família. Atualmente, é proibido fumar em veículos de transporte coletivo e em aeronaves.

Rafael Wiethorn

Assessoria de Comunicação

Deputado Federal Jorginho Mello

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by