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Pronto Socorro: quando devo procurar pelos serviços

Pronto Socorro: quando devo procurar pelos serviços 1Costuma criticar o atendimento do Pronto Socorro por causa do tempo de espera? Mas você nunca sabe a vida de quem eles estão tentando salvar neste momento.

Pode ser que pacientes mais graves estejam passando na sua frente, pode ser que a equipe esteja atendendo um caso mais complicado, ou pode ser o curso natural do atendimento. Imagine 10 minutos para cada atendimento: Se tiverem oito pessoas na sua frente, você esperará 1 hora e 40 minutos.

Importante que antes de reclamar da demora do atendimento você saiba quando deve procurar um Pronto Socorro. O Pronto Socorro (PS) deve ser usado em casos de urgência e emergência. A utilização adequada dos serviços do PS permite que as pessoas usufruam melhor do serviço de atendimento emergencial.

Diferença de urgência e emergência

Urgência – São consideradas urgências as necessidades que as pessoas valorizam subjetivamente como inadiáveis e que as induzem a buscar assistência com maior celeridade frente a outros problemas de saúde.

Emergência – Os atendimentos de emergência são os que implicam em risco de morte, constatado por critérios clínicos.

Confira algumas das emergências mais comuns que são atendidas no Pronto Socorro:

• Acidentes de carro;

• Acidentes de origem elétrica;

• Acidentes com projeteis de armas de fogo;

• Acidentes com armas brancas;

• Acidentes com animais peçonhentos (cobra, escorpião etc.);

• Lesões esportivas;

• Fraturas e cortes por acidentes ou quedas;

• Queimaduras;

• Afogamentos;

• Hemorragia;

• Infarto do miocárdio (dor no peito);

• Dificuldade respiratória ataque de asma, pneumonia;

• Derrames, perda de função e/ou dormência nos braços ou pernas;

• Perda de visão ou de audição;

• Inconsciência;

• Confusão, alteração do nível de consciência, desmaio;

• Pensamentos suicidas ou homicidas;

• Intoxicações por medicamentos ou drogas;

• Dor abdominal grave e vômito persistente;

• Intoxicação alimentar;

• Sangue no vômito, na tosse, na urina ou nas fezes;

• Reações alérgicas graves à mordida de inseto, a alimento ou à medicação;

• Complicações de doenças; e

• Febre alta

Alguns casos que não precisam ser atendidos no Pronto Socorro e podem ser passados nas unidades Básicas de Saúde

• Dor de garganta

• Dor de ouvido

• Diarréia

• Vômito

• Dor na Coluna

• Resfriado

• Curativo

• Retirada de pontos

Importante observar que casos mais graves são atendidos prioritariamente, independente da ordem de chegada.

Os pacientes que apresentarem situações incompatíveis com atendimento em Pronto Socorro devem sempre se dirigir à Unidade de Saúde ou ao consultório médico, preferivelmente de clínica geral, para terem, de maneira exata, as suas necessidades básicas atendidas.

A atenção ambulatorial, fora das rotinas de urgência e de emergência, permite ao médico consultar e estudar o paciente como um todo, numa abordagem geral e completa, além de avaliar na consulta de retorno se o diagnóstico está correto e se o tratamento foi adequado.

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