
Relançamento IGR Vale Europeu: Governança, Inovação e Investimento Regional
Novembro 27, 2025
Evento marca nova fase da governança turística e reforça parcerias para impulsionar investimentos e desenvolvimento regional
A Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) sediou nesta quarta-feira (26), o evento de relançamento da Instância de Governança Regional (IGR) Vale Europeu e apresentação do Invest Vale Europeu, iniciativa estratégica que marca uma nova fase para o turismo e o desenvolvimento regional. A programação reuniu representantes do poder público, iniciativa privada e entidades do setor em um ambiente de diálogo, articulação e construção conjunta, alinhado às diretrizes do Ministério do Turismo.
Promovido pela Amve, Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) e Associação Vale Europeu (AVE), o encontro teve como objetivo fortalecer conexões, fomentar projetos e potencializar investimentos que ampliem a competitividade do Vale Europeu Catarinense como destino turístico inteligente e sustentável.
Na ocasião, o especialista Eduardo Mielke apresentou a palestra “Uma IGR Vale Europeu mais forte! O Modelo Desata de Desenvolvimento Regional”, trazendo conceitos inovadores de governança, planejamento integrado e inteligência turística aplicados ao fortalecimento dos territórios. Em seguida, o presidente da IGR Vale Europeu e prefeito de Ascurra, Arão Josino, abordou a nova fase da entidade e ressaltou a importância do turismo para a economia.
“O turismo em Santa Catarina é um importante setor para o desenvolvimento do nosso estado, pois representa cerca de 12% do produto interno bruto. O Vale Europeu é uma das regiões mais procuradas e se tornou referência pelo seu DNA cultural e pela força de seus atrativos. A IGR Vale Europeu reúne três importantes instituições: o Cimvi e a Amve representando o setor público, e a AVE que representa o setor privado. O objetivo é unir forças para garantir cada vez mais desenvolvimento para esse setor que gera tantos empregos e traz riqueza para nossa região”, afirmou o presidente da IGR e prefeito de Ascurra.
Segundo Arão Josino, o evento Invest Vale Europeu simboliza o momento de relançamento da IGR e marca a consolidação da união entre o poder público e a iniciativa privada como estratégia central para impulsionar o desenvolvimento regional. Para ele, essa articulação é fundamental para transformar planejamento em ação concreta, fortalecer a governança do turismo e assegurar que o Vale Europeu continue avançando de forma integrada, sustentável e competitiva.
Outro destaque da noite foi a assinatura do termo de colaboração entre o Cimvi e a AVE, que prevê o repasse de R$ 261 mil para a execução de projeto de inteligência turística e ações promocionais do destino Vale Europeu Catarinense, reforçando o compromisso com a qualificação da gestão e a promoção regional.
Mesa-redonda aponta caminhos para destravar investimentos e fortalecer concessões no turismo
Durante a mesa-redonda do Invest Vale Europeu, mediada por Fernando Tomaselli, diretor executivo do Cimvi, especialistas destacaram estratégias fundamentais para impulsionar investimentos em turismo e equipamentos turísticos na região.
A engenheira e executiva Aline Assis ressaltou três pontos essenciais para destravar projetos no setor: a necessidade de conhecer profundamente o território e realizar um diagnóstico qualificado, a estruturação responsável de projetos consistentes e tecnicamente viáveis e o fortalecimento do diálogo entre poder público e iniciativa privada, criando condições para licitações exitosas, com segurança jurídica e competitividade. Para ela, o turismo deve caminhar lado a lado com o desenvolvimento sustentável, gerando impacto econômico sem comprometer o equilíbrio ambiental e social.
Já Leandro Ribas, representante da Abrasparques, destacou a relevância das concessões como instrumento estratégico para o crescimento regional. Segundo ele, a união entre o setor público e o privado é um movimento crescente em todo o país e tem se mostrado decisiva para dinamizar economias locais.
“A união público-privado para concessões no turismo é muito importante, está acontecendo no Brasil inteiro e movimentando economias regionais, trazendo mais vigor econômico para os municípios”, afirmou Ribas, ao destacar que esse modelo contribui para a qualificação da gestão, modernização da infraestrutura turística e aumento da competitividade dos destinos.
Michele Prada – AMVE
Fotos: Clever Paulo Marx


























