Representante da Secretaria de Saúde fala aos vereadores na 22ª Sessão Ordinária de 2020

Representante da Secretaria de Saúde fala aos vereadores na 22ª Sessão Ordinária de 2020

29 de julho de 2020 Off Por Redação

 

 

As Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Timbó estão sendo realizadas sem a presença de público externo, para prevenção e segurança em relação à pandemia de coronavírus.

Na noite de terça, 28 de julho, durante a realização da 22ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Timbó, esteve presente o farmacêutico da Secretaria municipal de Saúde e Assistência Social de Timbó, Wesley Hendrik Macedo. O servidor municipal explanou aos vereadores a respeito das dinâmicas da pasta em relação às ações de combate, prevenção e tratamento que o município tem adotado frente a pandemia de coronavírus.

O farmacêutico atualizou os vereadores quanto às recomendações mais atuais advindas do Ministério da Saúde, relacionadas ao uso e indicação de medicamentos para o tratamento das pessoas contaminadas com o coronavírus, bem como, as mudanças, via Nota Técnica, exigidas aos médicos da rede pública na prescrição de medicamentos para o tratamento adequado à doença.

Durante os pronunciamentos pessoais, o vereador Guilherme Voigt Junior abriu as falas enaltecendo a presença do farmacêutico da Prefeitura Municipal e valorizando a questão dos esclarecimentos que, agora, os vereadores podem passar com propriedade para a comunidade que os questiona. Esteve à rua Espírito Santo para conferir as ações de alargamento da mesma, em ponto específico, há muito tempo pedido e lamentou que a chuva trará algumas intempéries como lama e buracos, pediu compreensão da comunidade acreditando que no momento oportuna as equipes de Obras retornarão a tenção adequada aos locais afetados. Também citou que esteve com a secretária de Planejamento, Bruna de Andrade, com quem enfatizou o pedido de atenção para trazer soluções de identificação à Tifa Sprung, TBO 431. Também esteve à rua Pomerode conferindo o prosseguimento das obras de pavimentação asfáltica da mesma.

Já o Vereador Haroldo Fiebes abordou a respeito de sua Indicação de número 0180/2020, para que torne mais eficiente a fiscalização durante a execução dos contratos administrativos envolvendo obras públicas. Apresentou novas imagens da Rua Escócia, agradecendo ao Poder Executivo que, pontualmente, já está atuando nas melhorias da via, após Indicação de sua autoria e demonstração dos problemas na última sessão ordinária. Declarou sua indignação quanto ao atendimento do Governo Federal frente aso critérios de contemplação do Auxílio Emergencial. Ainda parabenizou aos Colonos e Motoristas pela passagem do seu dia, celebrado em 25 de julho. Finalizou parabenizando os profissionais da área da saúde timboense pelo valoroso trabalho.

O Vereador Rubens Borchardt usou da tribuna para agradecer as equipes da Secretaria de Obras pela atenção ao Beco Bagé, que muito foi solicitado pelos vereadores. Esclareceu sobre Indicação, de sua autoria, e abordou sobre o Pedido de Providência de sua autoria, destinado à Coordenadoria Regional de Infraestrutura do Vale do Itajaí, para melhorias ou alternativas, como um redutor de velocidade, à SC 477 na saída da Rua Dona Clara e Edmund Bell, devido ao fluxo local ser significativo. Ainda agradeceu nova Emenda Parlamentar destinada a Timbó, pelo Senador Espiridião Amin.

Fazendo uso do espaço o Vereador Douglas Emanuel Marchetti, iniciou destacando a presença do farmacêutico Wesley e o tema em voga, que é coronavírus, e reforçou seu posicionamento de defesa quanto ao uso de medicamentos para o enfrentamento ao Covid-19, sobre o que realizou Indicação ao Poder Executivo de liberação dos medicamentos como medida de prevenção.

Em sua participação o Vereador Martinho de Souza Filho também iniciou sua fala abordando a questão da pandemia, enaltecendo que a prudência e a tranquilidade devem pautar o comportamento das pessoas para que se cerquem de verdades diante os assuntos cotidianos. Enfatizou sua preocupação com o comércio, testemunhando muitos pequenos negócios em dificuldade e sendo fechados, e que vislumbra graves danos à economia no ano que vem. Apelou à população que faça sua parte, mas que também cobre seus direitos, acreditando que as ações governamentais devem ser tomadas com mais eficácia, principalmente com a escassez de arrecadação e recursos que deve ser realidade geral para estados e municípios, sem que prejudique o comércio, que já está sendo penalizado.

Com a palavra, o Vereador Carlos Adriano Krüger, iniciou parabenizando colonos e motoristas pela passagem de sua data comemorativa e aos profissionais de saúde que estão a cinco meses se empenhando ao máximo e merecendo o reconhecimento de todos. Apontou que merece mais cobrança e atenção os comportamentos dos servidores que infringem as indicações de cuidados sanitários dentro da Prefeitura, quando deveria dar exemplo à população, assim como outras medidas poderiam ser diferentes de como estão no Decreto Municipal, que afetariam o comportamento da população evitando aglomerações, aquisição de equipamentos de desinfecção para áreas públicas e, falou quanto ao vazamento de um áudio da coordenação da Defesa Civil municipal dando relatos sobre a situação de internações na UTI do Hospital Oase. O vereador questionou tanto a presença do servidor municipal no local, sendo área tão restrita, quanto à transparência e clareza nos dados informativos relacionados ao coronavírus.

MATÉRIAS PROTOCOLIZADAS

Apaget – de autoria da Associação de Pais e Amigos do Grupo Escoteiro Timbó – entregando relatório de prestação de contas, e o relatório anual de atividades do ano de 2019, para fins de manutenção do título de Utilidade Pública Municipal.

Requerimento – de autoria do Esporte Clube Água Verde – Utilidade pública

Of. GAB 169/2020 – de autoria do Poder Executivo – Timbó/SC – Resposta ao Pedido de Informação nº 64/2020

Ofício n° 455/2020/REGOV/BL – de autoria da Caixa Econômica Blumenau – Contrato de Financiamento

OFÍCIO Nº 077/2020 – de autoria do Poder Legislativo

OFÍCIO Nº 078/2020 – de autoria do Poder Legislativo – Projetos de Lei aprovados na Sessão Ordinária do dia 21/07/2020

OFÍCIO Nº 079/2020 – de autoria do Poder Legislativo –                Proposições aprovadas em Sessão Ordinária

OFÍCIO Nº 080/2020 – de autoria do Poder Legislativo – Aprovação de  Moção de Apelo

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0081/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger –    Realização de obras na Rua Papanduva, Bairro Quintino.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0082/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger – Reformas nas unidades de saúde municipais.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0083/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger – Condução de veículos oficiais no Município de Timbó

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0084/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger – Servidores que fazem parte do grupo de risco para a COVID-19 e termo de responsabilidade.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0085/2020 – de autoria do Vereador Rubens Borchardt – Aquisição de máquinas através de operação de crédito FINISA, autorizado pela Lei nº 3080/2019.

INDICAÇÃO nº 0173/2020 de autoria do Vereador Haroldo Fiebes – Padronização das faixas elevadas existentes em nosso município.

INDICAÇÃO nº 0174/2020 – de autoria do Vereador Haroldo Fiebes – Solicitação para tornar mão única ou alargar a pista de rolamento da Rua Escócia, Bairro Nações e realizar melhorias na tubulação da via.

INDICAÇÃO nº 0175/2020 – de autoria do Vereador Fabricio Dalcastagné – Solicitação para realização de estudos  de engenharia de trânsito para melhorar a trafegabilidade dos veículos pesados que vem da Rodovia SC 477 (sentido Benedito Timbó) que se dirigem em direção ao Município de Rio dos Cedros.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0176/2020 – de autoria do Vereador Rubens Borchardt – Instalação de um redutor de velocidade na Rodovia SC 477, (confluência com as ruas Dona Clara e Edmundo Bell).

INDICAÇÃO nº 0176/2020 – de autoria do Vereador Douglas Emanuel Marchetti – Disponibilização de ivermectina nos postos de saúde

INDICAÇÃO nº 0177/2020 – de autoria do Vereador Haroldo Fiebes – Realização das obras necessárias à finalização da Sede da Associação do bairro Imigrantes, localizada na rua Rio Negrinho.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0177/2020 – de autoria do Vereador Haroldo Fiebes – Instalação de faixa elevada de pedestres ou uma lombada física, na Rua Cornélios Germer, Bairro Imigrantes, na altura do nº 477.

INDICAÇÃO nº 0178/2020 – de autoria do Vereador Haroldo Fiebes – Pavimentação da Rua Tocantins, Bairro Estados.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS N° 0178/2020 – de autoria do Vereador Haroldo Fiebes – Instalação de lixeiras no acostamento da Rua Blumenau, Bairro Estados.

INDICAÇÃO nº 0179/2020 – de autoria do Vereador Haroldo Fiebes – Construção de mais uma Capela Mortuária junto ao Cemitério Municipal Jardim da Paz.

INDICAÇÃO nº 0180/2020 – de autoria do Vereador Haroldo Fiebes – Criação de  um sistema que torne mais eficiente a fiscalização durante a execução dos contratos administrativos envolvendo obras públicas

ORDEM DO DIA

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0081/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger – Realização de obras na Rua Papanduva, Bairro Quintino.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0082/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger – Reformas nas unidades de saúde municipais.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0083/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger –  Condução de veículos oficiais no Município de Timbó

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0084/2020 – de autoria do Vereador Carlos Adriano Krüger – Servidores que fazem parte do grupo de risco para a COVID-19 e termo de responsabilidade.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 0085/2020 – de autoria do Vereador Rubens Borchardt –  Aquisição de máquinas através de operação de crédito FINISA, autorizado pela Lei nº 3080/2019.


Paula Leitão
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Timbó

 

Sessão Ordinária 28 de julho de 2020 – Câmara Municipal de Timbó

Sessão Ordinária de 28 de julho de 2020 – Câmara Municipal de Timbó

Publicado por Portal Timbó Net em Terça-feira, 28 de julho de 2020