banner
ADR Timbó

Representantes da área da agricultura são orientados sobre os programas de Governo

Secretários municipais da agricultura e representantes dos Sindicatos Rurais dos municípios da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Timbó estiveram reunidos para receberem esclarecimentos sobre os programas de Governo na área da agricultura. Foram envolvidos os municípios de Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Para o gerente de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura da SDR, Irineu João Stollmeier, a reunião serviu de estímulo por ressaltar as benfeitorias desses programas. “O encontro foi muito produtivo e de ótimo aproveitamento. A SDR e a Epagri sempre estão a disposição para sanar dúvidas e auxiliar no que for preciso para que os agricultores possam usufruir desses programas oferecidos pelo Governo do Estado”, ressalta o gerente.

O gerente regional da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) Sérgio Flohr, e a assistente-técnica Adriana Andréa Padilha, explanaram sobre os diversos programas que o Governo oferece ao agricultor. Foi explicado sobre o SC Rural, onde o foco principal é aumentar a competitividade das organizações dos agricultores familiares do Estado, fazendo com que os pequenos produtores possam produzir mais e com mais qualidade, facilitando a inserção no mercado e incentivando a permanência no campo. “O programa trabalha em várias frentes, incluindo áreas como transporte, comunicação, assistência técnica, capacitação tecnológica e gerencial de técnicos e produtores, defesa sanitária animal e vegetal, gestão de qualidade, prestação de serviços, gestão ambiental, turismo, regularização fundiária, além do trabalho com estudantes do meio rural”, ressalta Flohr.

Sobre o Programa Juro Zero, que ajuda o Microempreendedor Individual (MEI) a crescer, foi explanado que a intenção do programa é fomentar o empreendedorismo, estimular a formalização e promover o desenvolvimento da economia catarinense. “Se pagarem todas as prestações em dia, a última parcela será paga pelo Governo do Estado, assim, o juro será zero”, diz Flohr. Com relação ao Crédito Fundiário os palestrantes informaram que é uma política do Governo Federal, com apoio do Governo do Estado, que concede financiamento para que trabalhadores rurais, familiares sem terra comprem imóvel rural para produzir o sustento de suas famílias.

Os participantes do encontro também sanaram dúvidas sobre o Programa Terra Boa, que subsidia a compra de sementes de milho, calcário e forrageiras. E também foi mencionado sobre os jovens na agricultura, que é uma iniciativa para estimular o jovem catarinense a continuar no campo.

Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também estiveram no encontro e falaram sobre as estatísticas na área da agricultura, e enfatizaram que querem firmar parcerias com os municípios para realizarem essas estatísticas agrícolas.

Assessoria de Comunicação
SDR Timbó

Topo