Rodeio – Miniteia Médio Vale destaca a produção cultural de base comunitária

Rodeio – Miniteia Médio Vale destaca a produção cultural de base comunitária

Outubro 7, 2025 0 Por Redação

 

 

 

Ação do projeto Um rio de histórias começou a articulação de pontos de cultura catarinenses com formações em Rodeio

A Miniteia Médio Vale fechou um primeiro ciclo de formação de integrantes de pontos de cultura de Santa Catarina. Durante três dias, artistas, agentes, produtores culturais e o público espontâneo se reuniram no Ponto de Leitura Biblioteca Rural na Quinta da Gávea, em Rodeio. Cerca de 70 pessoas participaram das atividades entre 3 e 5 de outubro para entender, debater e definir estratégias de atuação alinhadas às políticas públicas da área, em especial à Política Nacional Cultura Viva.

O Pontão Caracol e mais cinco pontos de cultura realizam o projeto com as miniteias e ciclos formativos, intitulado Um rio de histórias: patrimônio, oralidades, escrituras. Este projeto visa fortalecer as relações entre pontos de cultura dos territórios catarinenses seguindo as diretrizes da Lei 13.018. De acordo com o escritor e produtor Cristiano Moreira, do Pontão Caracol, esta é a política nacional de cultura mais bem estruturada do Governo Federal.

“Como determina a lei da Política Nacional Cultura Viva, um pontão de cultura tem como diretrizes a articulação entre os pontos de cultura. E foi isso que fizemos na miniteia com representantes da mesorregião do Vale do Itajaí. E principalmente para pensar esse conceito de cultura viva com base comunitária, ou seja, fazer com que os projetos aconteçam com as comunidades, fortalecendo a troca de saberes entre produtores culturais e os mestres, as mestras e fazedores de cultura locais”, explica Cristiano.

A miniteia contou com formações nos temas oralidades, acessibilidade, abordagem antirracista e própria Política Nacional, além de ter sido realizada paralelamente a Feira Embaúba Economia Criativa no sábado, dia 4. A Bateria Escola de Samba Unidos do Salto do Norte, com participação do Pontão de Cultura Somos Mocidade, de Blumenau, fez uma apresentação que agitou o evento. Também foram realizados lançamentos de livros, como a obra Amorinha e Rosarinho do Contestado, apresentação poética do Coletivo Multiplicadores do Contestado e de danças circulares. O público ainda fez uma visita guiada à Oficina Tipográfica Papel do Mato e vivências no Horto Irmã Eva Michalak.

Projeto segue em nível estadual com miniteias em mais regiões

Além da Miniteia do Médio Vale, o projeto que terá ainda as Miniteias do Alto Vale e da Foz do Itajaí, bem como diversas ações formativas até maio de 2026. Até lá, este trabalho coletivo vai reunir o público de diferentes regiões catarinenses em locais como: Navegantes, José Boiteux, Rio do Sul, Florianópolis, Bombinhas, Brusque, região do Contestado e o território Quilombola no Morro do Boi.

Um rio de histórias é realizado pelo instituto e Pontão de Cultura Caracol junto com os pontos de cultura Academia de Letras de Bombinhas, Engenho do Sertão, Instituto Casa Cleber Teixeira, Teatro Embaixo da Ponte e Dançar e Brilhar.

O projeto Um rio de histórias é uma ação do Pontão Caracol contemplada no Edital de Chamamento Público nº 53/2024 – CONEXÃO CULTURAL – PNAB SC 2024, realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.

Detalhes @institutocaracol


Tiago Amado
Jornalista (SC 0003179 JP)
Assessoria de imprensa – Instituto Caracol