banner
Médio Vale

Rodeio – Um incentivo para o combate do mosquito pólvora

mosquito pólvoraA Câmara de Vereadores de Rodeio aprovou um projeto do legislativo, de autoria dos vereadores Airton Souza e Paulo Sérgio Floriano, que cria a campanha de incentivo ao cultivo da “citronela”, que tem o nome científico cymbopogon winterianus e da “crotalária” (crotalaria juncea), como método natural de combate ao mosquito aedes aegypti – transmissor da dengue e também do mosquito pólvora (Maruim).

Segundo rege o projeto, deverá haver ampla divulgação sobre os benefícios do cultivo e a manipulação da planta nas residências, comércios, indústrias e em terrenos baldios.

A mobilização da campanha fica a cargo da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social em conjunto com a Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente, e tem por objetivo incentivar a plantação por sementes e mudas das plantas “citronela” e da crotalária juncea, concomitantemente às ações já existentes de visitas e mutirões de combate à dengue.

Conforme informa a justificativa do projeto, a citronela é reconhecida e utilizada em muitos lugares do mundo como repelente ecológico de moscas, mosquitos e pernilongos, transmissores de febre amarela, malária, dengue e leishmaniose, algumas publicações indicam que ela é capaz de repelir até 92% da população de insetos nocivos.

Usado como método natural de combate que foi implantado em várias cidades brasileiras, onde demonstrou satisfatória eficácia no combate biológico a estas pragas.

A citronela é bastante conhecida pelos seus efeitos repelentes, principalmente contra mosquitos e borrachudos. A ação de apenas uma planta pode atingir uma área de até 50m² (cinqüenta metros quadrados). Por sua vez, a crotalária atrai as libélulas, que são predadoras naturais do aedes – transmissor da dengue -, o que pode contribuir para a diminuição da proliferação do mosquito.

O Técnico da Epagri da cidade, Sebastião Novak, esteve na sessão da Câmara de Vereadores para explicar sobre o cultivo e prestar informações aos vereadores e população.

“As mudas serão produzidas no Horto Municipal e haverá a distribuição para todo munícipe que necessitar” destaca o Vereador Airton Souza, um dos autores.

 

Nativa Comunicação

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by