banner
Blumenau

Salão Angelim da FURB recebe exposição Lendas e Mitos Orientais na Tatuagem, de Mauricio Huber, no dia 7 de maio

A abertura da mostra ocorre às 19h30, com entrada gratuita e aberta à comunidade

 

Salão Angelim da FURB recebe exposição Lendas e Mitos Orientais na Tatuagem, de Mauricio Huber, no dia 7 de maio 1

Artista Mauricio Huber
Foto: Samuel de Oliveira

Divindade da misericórdia, Deus do vento e do trovão, raposas míticas, deuses da sorte, símbolos da prosperidade, lendas e histórias orientais que suscitam curiosidade e desejo. No dia 7 de maio, o Salão Angelim, na FURB, em Blumenau, recebe a exposição Lendas e Mitos Orientais na Tatuagem, do artista Mauricio Huber. São 15 obras produzidas pelo artista, inspiradas na cultura oriental, ícones da tatuagem e em gravuras clássicas. A abertura da mostra ocorre às 19h30, com entrada gratuita e aberta à comunidade. O projeto Lendas e Mitos Orientais na Tatuagem, de Maurício Huber, é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, referente ao Edital n. 005/2017 do Prêmio Herbert Holetz.

“A ideia desta exposição é de levar as pinturas e os desenhos que são ícones característicos da tatuagem oriental para o suporte do papel, como parte do processo de reflexão sobre o conteúdo e significados que cada ícone traduz. Huber estudou os mitos e as lendas e observou o quanto eram carregados de significados e mensagens, que revelam um modo bastante diverso do ocidental de entender a vida e o mundo”, explica a curadora da mostra Natália Curioletti. “Ao nos apropriarmos dessas imagens em nossos corpos ocidentais, nem sempre atentamos a origem de sua criação. Foi a partir dessas leituras que a ideia desta exposição nasceu. Uma mostra que reflita sobre a arte corporal urbana e contemporânea, a tatuagem, e que leve ao público a reflexão sobre o conhecimento cultural e mitológico que ela carrega em suas raízes”, complementa.

Nas obras produzidas com nanquim e acrílica líquida sobre papel, o artista levou de 30 a 40 horas de trabalho para preparar e pintar as telas denominadas: Koi, Fukurokuju, Kiyohime, Hannya, Herói Suikoden, Kirin, Miyamoto Musashi, Dragão (Riû), Kintaro, Kitsune, Shishi, Fudô Myo-o, Karyobinga, Fujin e Raijin, e Kannon. Durante a mostra cada obra terá um breve texto que contará a história representada por ela. “A arte oriental sempre chamou a minha atenção, desde que comecei a trabalhar com tatuagem. Gostava muito das antigas gravuras orientais que retratavam as lendas do cotidiano dos antigos povos orientais”, comenta Maurício Huber.

“O público está mais do que convidado a mergulhar nesse universo e a refletir que assim como uma pintura, que tem como suporte o papel e carrega significados para que todos apreciem, os corpos tatuados também podem ser compreendidos como suportes de arte”, conclui Natália.

A exposição segue até o dia 31 de maio. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.instagram.com/mauricio_huber

MAURICIO HUBER
É tatuador e artista plástico há 11 anos. Nasceu em Lages, Santa Catarina, e iniciou o trabalho como tatuador em 2008. Participou de exposições na “Galeria Old Friends – 6 anos”, no Espaço Old Friends, em Blumenau (2016); na ”Guitar Custom Tattoo”, no espaço Matilha Cultural, em São Paulo (2013), no “Incorpore Arte Body Suite Expo”, no museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (2012). Tem livros publicados pela editora Pixel Art, “Mauricio Huber Sketchbook vol2” (2017); “Mauricio Huber Sketchbook” (2014), e, “Pixel Art Book, Série Tatuadores: Mauricio Huber” (2011). Em 2013 e 2014, trabalhou como artista convidado no Kartell Tattoo, em Frankfurt na Alemanha, e, de 2010 a 2013, como artista convidado, na Color Up Tattoo, em Curitiba. Participou de convenções de tatuagem como Jurado na 6ª Convenção Internacional de Tatuagem itinerante Citi Penha 2018 e na 4ª Lages Tattoo Fest Internacional 2019. Desde 2010, é sócio-proprietário da Old Friends Art Studio, em Blumenau, onde desenvolve o trabalho como tatuador e em pesquisas em pintura e desenho.

SERVIÇO
Exposição Lendas e Mitos Orientais na Tatuagem, obras de Mauricio Huber
Abertura no dia 7 de maio, às 19h30
No Salão Angelim, localizado na Biblioteca Universitária, no Campus I, da FURB (R. Antônio da Veiga, 140, Victor Konder, Blumenau/SC), até o dia 31 de maio.
Entrada gratuita e aberta ao público
Classificação etária livre
Designer gráfico: Jowe Schurt
Produção executiva: Soila Freese

 


Nane Pereira
Jornalista | Santa Catarina

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by