Samae Timbó realiza ampliação de redes de abastecimento em toda a cidade

Samae Timbó realiza ampliação de redes de abastecimento em toda a cidade

16 de julho de 2020 Off Por Redação

 

A Prefeitura de Timbó, através do Samae, está realizando diversas obras de implantações de redes para atender ao projeto de melhorias no sistema de distribuição de água tratada no município. Também está em fase licitação a instalação do maior reservatório já implantado pela autarquia, que terá capacidade de abastecimento prevista para 1 milhão de litros.

O diretor-presidente do Samae, Waldir Girardi, explica que há um processo de exigências legais para atender o ato licitatório que está em andamento. A aquisição desse reservatório, que será instalado junto à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Samae beneficiará toda a população, principalmente em períodos de maior consumo que ocorrem no verão.

“O novo reservatório representará um aumento de 60% na capacidade de reservação junto à ETA e o investimento será próximo aos R$ 2 milhões. Se trata de um equipamento que terá tecnologia de aço vitrificado ou inox, o que garante 25 anos de operações sem grandes manutenções”, explica. Recentemente o Samae concluiu a implantação da primeira etapa da principal adutora, instalada nas proximidades da ETA e que possui diâmetro para atender a demanda de abastecimento do município.

Em um planejamento de renovação e ampliação de redes realizados nos últimos três anos o Samae já implantou mais de 30 mil metros de novas redes de abastecimento de água, com melhorias em todos os bairros da cidade. Atualmente as ruas Alasca, Groelândia e Inglaterra estão recebendo novas redes, implantadas estrategicamente sob as calçadas, contabilizando 1.500 metros de tubulações. A previsão da conclusão é para o dia 24 de julho.

“Em alguns pontos das ruas a rede passava no meio da via e no trecho final da rua Groelândia, por exemplo, não havia sequer redes de distribuição, sendo que era abastecida de forma provisória por mangueiras ou ligadas diretamente na adutora que passa na via. Após a implantação ser concluída, a capacidade de abastecimento nestes locais será aumentada em 100% e a população contará com uma melhor eficiência nos serviços”, destaca Waldir.

Já na Rua Tapajós, no Bairro Araponguinhas, está sendo executada uma obra que tem como finalidade a prolongação da rede através da implantação de 800 metros de novas tubulações. A finalidade, nesse caso, é atender as residências mais distantes da rua, chegando próximo à divisa com o município de Indaial. “Vale sempre reforçar que, devido a essas obras de melhorias, pode haver paralisações temporárias no abastecimento devido à necessidade de interligar redes já existentes”, complementa o diretor de manutenção do Samae de Timbó, Diego Zatelli.

Ele desta ainda que, no decorrer deste ano, também foram implantadas novas redes de distribuição na Rua Alagoas, no Bairro Padre Martinho Stein, e na Rua Tiroleses, com mais de 4 mil metros de rede, sendo 1.800 de cada lado da via e adjacentes.

Nas ruas São Paulo, Alfredo Girardi e Apucarana, no Bairro Capitais, também houve a substituição das redes de distribuição de água tratada, com aproximadamente 2.300 metros de novas tubulações. “Até o fim deste ano, o Samae tem como meta realizar a substituição e implantação de 40 mil metros de novas redes, sendo este o maior programa de renovação e implantação de redes já realizado pela autarquia”, afirma Waldir.

Assessora: Aline Brehmer/Ascom PMT
Fotos: Aline Brehmer/Ascom PMT