banner
Artigos

Satisfação no ambiente de trabalho é fundamental para a produtividade

Por Adelino Sasse, diretor administrativo da Viacredi, filiada ao Sistema Ailos*

Satisfação no ambiente de trabalho é fundamental para a produtividade 1É na empresa em que trabalhamos que passamos a maior parte do nosso dia. Costumo dizer, inclusive, que ela é a extensão da nossa casa. Por isso, o bom convívio com os colegas é fundamental para manter o clima organizacional mais leve, sem deixar que as pressões do dia a dia atrapalhem essa relação.

Além disso, estar feliz com o cargo, funções e com a própria instituição, torna os afazeres do cotidiano mais divertidos e produtivos. Infelizmente, nem todas as organizações conseguem manter o nível de satisfação elevado. No segundo trimestre desse ano os números até caíram, segundo o Índice Sodexo de Qualidade de Vida no Trabalho (IQVT). A satisfação dos colaboradores – em uma escala de 0 a 10 – ficou em 5,91 pontos. Uma queda de 13% em relação ao mesmo período de 2017, quando atingiu a marca de 6,83 pontos.

Acredito que, quando se pensa somente em números e se esquece que existem pessoas envolvidas nesse processo, a insatisfação tende a aumentar. Como atuo no cooperativismo há 35 anos, tenho uma forma de pensar um pouco diferente, baseada nos princípios cooperativistas, onde o crescimento e desenvolvimento em conjunto é o que realmente importa.

Todas essas características voltadas para o pertencimento e a certeza de que podemos transformar realidades fez com que, pelo terceiro ano consecutivo, fôssemos a melhor grande empresa para trabalhar em Santa Catarina. Valorizamos no nosso cotidiano o respeito, a confiança, a segurança e a lealdade. Independente das funções e cargos exercidos por cada profissional, sabemos que todos são iguais e merecem o mesmo tratamento.

Momentos de descontração, sem deixar que se perca o foco, são essenciais para a produtividade. É nítido que um colaborador feliz exerce seu trabalho com mais vigor e eficácia e até rapidez. Somos mais de 1,6 mil profissionais em 20 cidades catarinenses e nosso objetivo é o crescimento de todos eles. Ações internas são constantes para manter a equipe unida. Prezamos pelo espírito cooperativista não só dentro do ambiente de trabalho, como também fora dele. Os valores que aprendemos e desenvolvemos aqui, levamos para a vida toda.

*Constituída em 1951 por um grupo de funcionários da Companhia Hering, de Blumenau (SC), a Viacredi é uma cooperativa de crédito integrante do Ailos. A instituição está presente em 20 cidades catarinenses: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Itajaí, Jaraguá do Sul, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Schroeder, São João Batista e Timbó. Atualmente possui mais de 500 mil cooperados e 1,6 mil colaboradores.


Nádia Fontes

Foto: Divulgação

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by