banner
Destaques

Saúde – 2,6 milhões jogados fora!

por Rafael Ramthun, Secretário de Saúde de Pomerode.

Juntamente com os colegas Secretários Municipais Adriane M. Ferrari (Indaial), Humberto Martins (Brusque), Ronie Loewen (Benedito Novo) e Enilson E. de Freitas (Ascurra) elaboramos um estudo referente ao grande número de faltas em consultas agendadas.

Em Pomerode, lançamos uma grande campanha de conscientização para reduzir as faltas, onde obtivemos uma importante redução: em 2016 tivemos 7.439 faltas e em 2017, 6.480, uma redução de 12,89%. Considerando o aumento da população e a maior demanda podemos avaliar como um bom resultado, mas ainda há muito a ser feito.

Mas o desperdício de dinheiro público continua enorme, recursos que poderiam ser usados na compra de remédios, exames, cirurgias, por exemplo. O levantamento feito pelos Secretários apontou um total de 31.371 faltas por ano. Fazendo um comparativo estimado com o custo médio de uma consulta em uma Unidade de Saúde, estamos falando em um valor de aproximadamente R$ 2,6 MILHÕES em 2017.

Lembrando que o estudo foi feito apenas em 5 municípios! Quantos MILHÕES de reais, do SEU, do MEU e do NOSSO dinheiro são mal utilizados em toda Santa Catarina? O que significaria para nossa saúde, se este dinheiro fosse melhor aplicado?

Os Secretários em reunião discutem a articulação de uma grande campanha de conscientização e até mesmo buscar apoio no Ministério Público para otimizar a aplicação dos recursos públicos.

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by