banner
Prefeitura Municipal de Indaial

Saúde de Indaial abre novas turmas para ingresso no Programa de Controle do Tabagismo

Saúde de Indaial abre novas turmas para ingresso no Programa de Controle do Tabagismo 1O tabagismo é um problema de saúde pública, que afeta milhares de pessoas de todas as faixas etárias. Ciente dessa problemática, a Prefeitura de Indaial, por meio da Secretaria de Saúde, realiza grupos de pessoas que têm interesse em parar de fumar. As diretrizes seguem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo lançado pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer, para diminuir o número de pessoas dependentes do tabaco.

Neste ano serão ofertados sete grupos, de até 25 pessoas cada, no Centro de Convivência, próximo ao Sais, na rua Leoberto Leal, 155 – fundos, Tapajós. Cada grupo contará em média com sete encontros, que funcionam através de rodas de conversa e apoio no qual são abordados temas como: entender porque se fuma e como isso afeta a saúde, os primeiros dias sem o tabaco, como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e os benefícios obtidos com isso. Por meio do apoio dos participantes e sob a orientação dos profissionais de saúde, muitas pessoas deixam o hábito de fumar.

Quem tiver interesse, pode entrar em contato com a Unidade de Saúde do seu bairro para fazer a inscrição. Mais informações no Sais, pelo telefone 3281-7100.

Confira abaixo as datas de início de cada grupo, marcado para as 18h:

– Grupo 1: 07/02
– Grupo 2: 14/03
– Grupo 3: 18/04
– Grupo 4: 23/05
– Grupo 5. 15/08
– Grupo 6: 12/09
– Grupo 7: 24/10

O tabagismo é causa de 40 a 45% de todas as mortes por câncer, 90 a 95% das mortes por câncer de pulmão, 75% das mortes por DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), cerca de 20% das mortes por doenças vasculares e 35% das mortes por doenças cardiovasculares nos países desenvolvidos. A Organização Mundial de Saúde estima que, por dia, cerca de 100 mil crianças viram fumantes regulares em todo o mundo.

 


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by