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Prefeitura Municipal de Indaial

Saúde de Indaial contrata Ambulatório Móvel Oftalmológico para zerar lista de espera

Saúde de Indaial contrata Ambulatório Móvel Oftalmológico para zerar lista de espera 1O serviço de oftalmologia está entre as especialidades com maior demanda em fila de espera na rede pública municipal de saúde em Indaial. Para atender todos os usuários que aguardam atendimento, a Secretaria de Saúde contratou um Ambulatório Móvel Oftalmológico.

O Ambulatório tem como sede fixa o Sais, no bairro Tapajós. É um serviço contratado, pelo período de um ano, o qual terá um custo mensal de R$25.400,00, totalizando um investimento de R$304.800,00. O contrato prevê 240 atendimentos mensais, os quais contemplam consultas e exames de diagnóstico complementares.

Os atendimentos iniciaram em março e são concentrados em uma única semana por mês. Os profissionais que atuam nesse serviço – uma médica oftalmologista e um técnico auxiliar – são vinculados à empresa contratada, Visimed. Visando à organização de fluxo e ao controle de agenda, a Secretaria disponibilizou um de seus técnicos de enfermagem para acompanhamento dos trabalhos.

Os pacientes encaminhados para atendimento no Ambulatório são oriundos da fila de espera, que até 14 de maio de 2019 era de 898 pacientes.

Atualmente, a Secretaria de Saúde também possui um profissional efetivo de oftalmologia em seu quadro funcional, cumprindo uma carga horária de 10 semanais, que totaliza 20 atendimentos semanais e consequentemente 80 atendimentos mensais. “Vale esclarecer que 20 ou 80 atendimentos não caracterizam 20 ou 80 pessoas, uma vez que há consultas de primeira avaliação e retorno”, explica o secretário de Saúde, Silvio César da Silva.

Em média, atende-se 34% de consultas de retorno, o que corresponde a 27 retornos dos 80 atendimentos. Com isso, são atendidos, aproximadamente, 53 pacientes na condição de primeira consulta. Em 2018 a média de pacientes que ingressavam em fila de espera era de 110 pacientes por mês. Assim observa-se uma defasagem em torno de 50% de pacientes/mês que eram encaminhados para atendimento e precisavam aguardar em fila.

“A fila por atendimento nessa especialidade é crescente. Queremos agilizar o atendimento. Assim atuaremos com o Ambulatório Móvel e o profissional efetivo de oftalmologia, conseguindo atender todos os usuários em fila de espera no período em que esse projeto permanecer no Sais”, comenta Silvio.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Departamento de Comunicação
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