banner
Prefeitura Municipal de Indaial

Secretaria de Educação de Indaial implanta primeira Escola Integral

Secretaria de Educação de Indaial implanta primeira Escola Integral 1A semana iniciou com mais uma conquista para a Educação de Indaial. Nessa segunda, 26 de agosto, teve início o atendimento em tempo integral na Escola Básica Municipal Encano Central com a implantação do Projeto Piloto: Escola Integral e Sustentabilidade.

A abertura das atividades contou com a presença do secretário de Educação, Jairo Gebien, servidores, estudantes, professores, direção e pais. Alguns alunos que participam da oficina de Violino realizada na Escola também se apresentaram.

A Educação em tempo integral inscreve-se no campo das políticas sociais e suas ações estão respaldadas pela legislação consistente, como a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

A EBM Encano Central está inserida na área rural do Município, dificultando, assim, pela distância, o acesso às atividades culturais e esportivas oferecidas e realizadas em espaços centralizados. Por outro lado, está integrada à natureza com espaço adequado para realização de atividades voltadas à questão da sustentabilidade.

O turno integral tem uma proposta de atendimento educacional voltado às aprendizagens diversificadas, fortalecendo o vínculo entre a escola e a comunidade. As atividades são desenvolvidas em um espaço físico planejado para acolher às especificidades dos alunos, orientadas e assistidas por educadores, num ambiente acolhedor, voltado à criação, à autonomia, ao desenvolvimento de hábitos saudáveis e ao aprendizado, tendo a rotina como elemento organizacional.

Secretaria de Educação de Indaial implanta primeira Escola Integral 2“Essa é a primeira Escola Integral de Indaial. Nosso objetivo é que a Encano Central seja referência em ensino integral. O educandário tem espaço físico propício para a realização das atividades no contraturno. Além disso, com o projeto estamos beneficiando escolas mais distantes também”, pontua o secretário, Jairo Gebien.

Para a coordenadora do Projeto Escola Integral, Maria Krauss, essa é uma proposta diferenciada. “Tudo foi pensado e construído com as crianças, a organização dos espaços, para desde cedo elas serem acolhidas com amor e carinho”, destaca.

O diretor da Escola, Michel Lenzi, também ressalta que com a implantação do projeto a própria comunidade escolar está se sentido mais valorizada.

Para a implantação do tempo integral, a Secretaria de Educação estabeleceu parcerias com as Fundações Municipais de Cultura e Esporte, a Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo, pais e professores voluntários.

O turno integral irá beneficiar 35 alunos, desde a Educação Infantil, a partir dos 4 anos, até o 3º ano. Uma novidade é que a partir de 2020 será aberta uma turma para o 4º ano, ampliando assim o número de estudantes.

Secretaria de Educação de Indaial implanta primeira Escola Integral 3Dentre o cronograma de atendimento no contraturno, estão contempladas atividades como o auxílio nas tarefas escolares, na qual as atividades das disciplinas são feitas no contraturno; aulas de informática; apoio pedagógico; atividades culturais e esportivas, como aulas de Kickboxing, Violino, Musicalização, Teatro e Dança; confecção de jogos e brincadeiras; revitalização dos espaços da escola; leitura e contação de histórias com a Biblioteca Móvel da FIC; oficina de culinária com nutricionista da Secretaria e pais sobre alimentação saudável e receitas; Conheça seu quintal, na qual uma turismóloga por meio de encontros fomenta o turismo do bairro de forma sustentável; e horta com o cultivo de hortaliças desde a semeação até o crescimento com o senhor Adalberto Lorenz. O monitor de transporte também auxilia os alunos nas oficinas, participando da rotina escolar. Além das atividades pedagógicas, as crianças que ficam no contraturno recebem almoço e café.

Jairo Gebien adianta que a Secretaria de Educação já tem no planejamento alguns investimentos no educandário, como a reforma da quadra, a colocação de toldos no espaço das oficinas e a instalação de um buffet quente para o almoço dos alunos.


Graciely Guesser Ramos
Jornalista
Departamento de Comunicação
Prefeitura Municipal de Indaial

Topo
Open chat
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by