banner
Colunistas

Sem tempo? Como assim? – por Juci Nones

Sem tempo? Como assim? – por Juci Nones 1O relógio está correndo e nada pode impedi-lo. Nos tempos modernos, mesmo com todo aparato tecnológico que temos a nosso dispor, parece que cada diz rende menos do que o anterior. Quase todo mundo sente que o tempo não rende como “antigamente” e a maior reclamação que ouço, mais do que a falta de dinheiro, é a de falta de tempo.

Todo mundo, de alguma maneira, gostaria de ter um pouco mais de tempo, seja para trabalhar, estudar, lazer ou para se dedicar à família. Mas, se o dia é igual para todos, contendo 24 horas, como é que algumas pessoas conseguem fazer o seu render mais do que outros?

Isso não é nenhuma característica genética ou um maior ou menor grau de inteligência. Tirando as pessoas que realmente são ociosas, a grande maioria corre o dia inteiro para dar conta do recado. As pessoas que conseguem mais resultados do que outras são as que utilizam ferramentas que auxiliam a otimizar o tempo em meio ao caos em que vivemos, no qual somos bombardeados com informações a todo instante.

Sem tempo? Como assim? – por Juci Nones 2Ao mudarmos nossa forma de gerir o tempo vamos constatar que é possível fazer mais com as mesmas 24 horas que todos possuem. Ter mais tempo para aquilo que consideramos importante passa por mudanças pessoais. As pessoas devem estar comprometidas em assumir um novo padrão de vida, com algumas escolhas que envolvem perdas e ganhos. Gerenciar o tempo nada mais é do que analisar o que é importante, o que é urgente e o que é circunstancial.

Urgente são as atividades onde o tempo está curto ou o prazo já expirou e, por isso, as pessoas ficam estressadas; importantes são aquelas atividades que têm importância em nossa vida e trazem resultados em curto, médio ou longo prazo; e circunstancial são as feitas por comodidade ou por serem apropriadas socialmente. No entanto, lembrem-se que quanto mais atividades circunstanciais, mais tarefas se tornam urgentes. Entre as ferramentas que sugiro estão o uso de listas, agenda, planejamento, diminua o número de reuniões, estipule horários para usar as redes sociais e bloquei uma parte do seu tempo para usar com imprevistos. Garanto que sobrará mais tempo para as coisas importantes.

Juci Nones
Master Coach & Palestrante Comportamental

 

Onde você me encontra:

jucinones.com
youtube.com/jucinones
fb.com/jucinones
instagram.com/jucinones/

Topo
1
Olá,
Qualquer duvida entre em contato pelo nosso WhatsApp do Portal Timbó Net.
Powered by